Sábado, 19 de Abril de 2025
menu
18 de setembro de 2023

Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional

O país comemorou no domingo [17.09.2023] o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que nasceu nesta data, em 1922, na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

As celebrações em memória do Primeiro Presidente da República de Angola realizam-se anualmente pelo país, no dia do seu aniversário.

Este ano, o acto central teve lugar na província do Bié sob o lema: “Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”.

Feriado Nacional, a data visa exaltar a vida, a obra e os ideais de Neto, médico, político e escritor, também chamado de “Poeta Maior”, com a realização de eventos que ponham em contexto, as nuances dos seus feitos e a sua real dimensão, enquanto estadista, cujo contributo para a edificação dos pilares da liberdade, em Angola e em África, com realce para a região Austral, são por demais evidentes.

António Agostinho Neto, em 1975,tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. 


Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa.

COMUNICADOS

16 de abril de 2025
AVISO

Considerando que muitos utentes autorizam os familiares ou pessoas amigas a (...)


1 de abril de 2025
AVISO DE ENCERRAMENTO

O Consulado Geral da República de Angola no Porto, leva ao conhecimento (...)


11 de fevereiro de 2025
AVISO

O Consulado Geral da República de Angola no Porto, comunica à todos os Pensionistas da Caixa de Segurança Social das Forças (...)


1 de janeiro de 2025
Procedimentos Obrigatórios para o Levantamento de Documentos

O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento de todos os utentes e público em geral que,(...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa