Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
menu
Serviços

FAQ – Frequently Asked Questions

P: Como posso obter os dados de acesso á aplicação?

R: As credenciais de acesso à aplicação é facultada por decisão do Consulado Geral da República de Angola no Porto, e após a assinatura de um protocolo aceite por ambas as partes. Para receber este protocolo terá que manisfestar formalmente interesse, dirigindo-se ao Consulado Geral da Republica de Angola no Porto ou  através do sitio http://www.consuladogeralangola-porto.pt/, onde poderá aceder à área dos Vistos Online e depois clicar em “Registo Empresa”. Após preenchimento de todos os dados necessários, deverá clicar em “Gravar” e aguardar por um contacto por parte do Consulado Geral da Republica de Angola no Porto.

 P: Não estou a conseguir efectuar o Login na aplicação?
R: Entre em contacto com o suporte técnico através do e-mail vistosonline@consuladogeralangola-porto.pt, onde deve referir o seu nome de utilizador assim como a mensagem de erro que surge em vermelho após a tentativa de Login falhada.

P: Como posso actualizar os meus dados fornecidos na entrevista, na altura da assinatura do contracto de acesso á aplicação?
R: Terá de entrar em contacto com o nosso suporte através do e-mail vistosonline@consuladogeralangola-porto.pt ou marcar uma nova entrevista no Consulado Geral da República de Angola no Porto para proceder á actualização dos dados desejados.

P: Como posso iniciar o meu pedido de Visto?
R: Após efectuar o Login, é só seleccionar Novo Pedido, no menu, acessível a partir de qualquer página da aplicação e iniciar o preenchimento do formulário. O campo “Outros Documentos”, é facultativo e deverá ser preenchido com outra documentação necessária aos vistos, como por exemplo, para o Visto de Turismo deverá ser preenchido com o Certificado de Vacinas Internacional, para os Vistos de Curta Duração e de Longa Duração ao abrigo do Protocolo sobre a facilitação de Vistos, deverá ser preenchido com a Carta Fundamentada com as razões da viagem, entre outras. Para finalizar o seu pedido é só clicar no botão “Requisitar Visto”. Após este processo terá de se dirigir ao Consulado Geral da República de Angola no Porto para efectuar o pagamento e entregar o processo físico completo com todos os documentos necessários. Não terá de aguardar pela sua vez na fila, podendo dirigir-se de imediato á caixa com o comprovativo do pedido de visto.
Ser-lhe-á entregue um recibo que deverá guardar, pois serve de comprovativo de pagamento do Pedido de Visto e que ser-lhe-á também pedido na altura do levantamento do Visto.

P: Quais as definições ideais para a digitalização dos documentos necessários?
R: A digitalização tem de ter qualidade de imagem, caso contrário, o pedido poderá não ser aceite e o ficheiro tem que ter a extensão tif. Aconselhamos uma resolução de 200 x 200, a escala cinza e de tamanho A4.

P: Não estou a conseguir enviar o Pedido de Visto, o que posso fazer?
R: Verifique se tem todos os campos preenchidos, se as imagens encontram-se no formato TIF e que não ultrapassam o tamanho de 250 KB por imagem. 
Se nenhuma das opções ajuda na resolução do seu problema, aconselha-se que entre em contacto com o suporte técnico através do e-mail vistosonline@consuladogeralangola-porto.pt.

P: Como sei se o meu pedido foi enviado?
R: Após enviar o seu pedido, surgirá a informação se o seu pedido foi enviado correctamente ou não, no topo do formulário, sendo ainda possível monitorizar o estado dos seus pedidos a partir da função Histórico acessível no menu a partir de qualquer página da aplicação.

P: Como obter um comprovativo do meu pedido?
R: Pode imprimir o comprovativo do seu pedido seleccionando o ícone da impressora que surge após efectuar o seu pedido, no topo do formulário ou através da função Histórico, acedido a partir de qualquer página da aplicação, clicando por cima do número do seu pedido. É importante relembrar o facto de ter de se acompanhar do comprovativo do pedido de visto para efectuar o pagamento.

P: Enganei-me na informação enviada na requisição de um visto, o que devo fazer?
R: Poderá dar entrada do Pedido de Visto novamente, com as informações correctas.
Depois deve dirigir-se ao Consulado Geral da República de Angola em Porto, com o comprovativo do pedido que deseja anular a fim de proceder á anulação do mesmo.

P: Como posso anular um Pedido de Visto?
R: Deve dirigir-se ao Consulado Geral da República de Angola em Porto, com o comprovativo do pedido que deseja anular a fim de proceder á anulação do mesmo.

P: Como posso controlar o estado dos meus pedidos?
R: Através da opção Histórico, no menu da aplicação, torna-se bastante prático e fácil monitorizar o estado dos seus pedidos, sendo necessário apenas localizar o pedido pretendido, podendo para esse efeito utilizar o filtro por Número de Pedido ou por Número de Passaporte e verificar o estado do seu pedido no lado direito.
No decorrer do processo será também avisado via SMS (caso disponibilize um número de telémovel) das alterações que forem surgindo no estado do processo.

P: Como posso pagar o pedido de visto?
R: Após efectuar o seu pedido, terá de se dirigir ao Consulado Geral da República de Angola em Porto para efectuar o pagamento. Não terá de aguardar pela sua vez na fila, podendo dirigir-se de imediato á caixa com o comprovativo do pedido de visto e com o processo físico completo com todos os documentos necessários. Ser lhe-á entregue de seguida um recibo que deverá guardar, pois serve de comprovativo de pagamento do Pedido de Visto e que ser-lhe-á também pedido na altura do levantamento do Visto.

P: Como posso alterar a minha password?
R: Através da função Alterar Password do menu, acessível a partir de qualquer página, torna-se fácil e práctico alterar a sua password de acesso, sendo apenas necessário introduzir a sua password corrente, de seguida a nova password desejada e no campo seguinte a nova password introduzida, para efeitos de confirmação. Assim que voltar a efectuar de novo o Login na aplicação, terá que utilizar a nova password inserida.

P: Quanto tempo demora até á emissão do Visto pedido?
R: Cada visto tem um prazo de emissão em dias úteis correspondente à sua tipologia, contados a partir da data de pagamento do mesmo no Consulado. 
A título de exemplo o Visto Ordinário tem um prazo de emissão de 8 dias úteis, após o seu pagamento.

P: Para levantar o Visto tenho que requisitar uma senha?
R: Sim, terá que pedir uma senha para poder levantar o seu Visto. Qualquer esclarecimento referente aos documentos pedidos ou em relação ao Visto deverá contactar o Consulado Geral da República de Angola em Porto para o emai: lvistosonline@consuladogeralangola-porto.pt ou visitar a página do mesmo em http://www.consuladogeralangola-porto.pt.

AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*