Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
menu
25 de fevereiro de 2021

Ministro enaltece figura de Venâncio de Moura

Teté António fez esta afirmação no acto inaugural da celebração do Dia do Patrono da Academia Diplomática "Venâncio de Moura”, que se assinala hoje. Venâncio de Moura, lembrou, participou nas batalhas diplomáticas para o reconhecimento de Angola e a admissão junto dos organismos internacionais e regionais.

A sua acção, referiu, visou a defesa da causa do povo angolano contra as invasões externas na concretização do prosseguimento de acções na Namíbia, Zimbabwe e África do Sul, assim como na normalização das relações com a Europa Ocidental. Teté António lembrou, ainda, que Venâncio de Moura foi o primeiro embaixador de Angola na Itália, tendo liderado, igualmente, o Ministério das Relações Exteriores num momento difícil, fruto das incertezas ligadas à reconfiguração geopolítica mundial, resultante do fim da guerra fria e a desintegração da ex-União Soviética.

A nível interno, assinalou o Protocolo de Paz de Lusaka, importante marco histórico que o então ministro Venâncio de Moura teve a honra de assinar, em nome do Governo de Angola. "Venâncio de Moura esteve na linha da frente da acção diplomática que permitiu à comunidade internacional compreender a situação interna de Angola, cujo enganjamento contribuíram, decisivamente, para a paz definitiva, em 2022”, frisou.  Recordou, ainda, que o reconhecimento do Governo angolano pelos Estados Unidos da América, a 19 de Maio de 1993, deu-se no consulado do ministro Venâncio de Moura. "Esta é apenas uma pequena nota do perfil de um diplomata fino, tenaz, negociador hábil e arguto, que sabia transigir e ser firme de acordo com o contexto”, sublinhou.

Mariana Moura, viúva do antigo ministro, recordou o marido como "um bom pai,  político e intelectual” que deu a vida, ainda muito cedo, em prol da diplomacia angolana.
Por ocasião da efeméride, foi realizada uma mesa-redonda sobre a vida e obra de Venâncio de Moura e inaugurada uma exposição fotográfica sobre a sua trajectória diplomática.

Notícias

17 de março de 2021
Consulado de Angola realiza palestra para celebrar o Dia Internacional da Mulher

O Consulado de Angola no Porto promoveu no passado dia 10, uma palestra online, que teve como tema "O Papel da Mulher nos dias de Hoje".

A Embaixadora Isabel Godinho, Cônsul Geral deste Consulado, recebeu a Representante da Associação da Mulher Migrante Angolana no Porto, Maria Amélia da Silva, como preletora numa reflexão em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional de Mulher.

Na abertura do acto, a Cônsul geral Isabel Godinho depois de agradecer a presença de todos, começou por referir " a convicção de que a questão da igualdade do género e o empoderamento da mulher deve continuar a merecer a maior atenção da sociedade, partindo da adopção e implementação de políticas públicas visando a promoção de direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres."


8 de março de 2021
Momentos do acto comemorativo do 8 de Março, dia Internacional da Mulher.

3 de março de 2021
EXECUTIVO CLARIFICA LINHAS DA REVISÃO CONSTITUCIONAL

A proposta da revisão pontual da Constituição submetida hoje pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à Assembleia Nacional, visa preservar a estabilidade social, corresponder a realidade e aos desafios do desenvolvimento do país.


2 de março de 2021
Angola recebe primeiras vacinas

Angola recebeu hoje 624 mil doses da vacina AstraZeneca - Oxford do Instituto Sérum da Índia, no âmbito da iniciativa Covax, que visa assegurar a distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19, em todo mundo.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências