Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
1 de setembro de 2016

Angola: Ministro diz que financiamento da educação é forma de distribuição da riqueza

Adão do Nascimento defendeu esta posição na Conferência Internacional sobre o Financiamento do Ensino Superior, que se realiza no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Segundo o governante, que falava sobre o tema “o conceito de instituição de ensino superior como base para a diversificação das fontes de financiamento de uma instituição de ensino superior”, é uma forma de combate à pobreza e enquanto bem público é da responsabilidade do Estado, contando com a participação da sociedade, através da contribuição das famílias, das iniciativas privadas e das comunidades internacionais.

Adiantou que as instituições de ensino superior precisam de fontes de financiamento seguras para manter a sua sustentabilidade, o que torna necessário valorizar o conceito e torná-las presentes na actuação dos actores e parceiros intervenientes no subsistema de ensino superior.

Outra das fontes, de acordo com o ministro, é consagrar na legislação a obrigatoriedade da diversificação das fontes de financiamento em cada instituição, encorajar à prática da diversificação das fontes de financiamento que, ao longo dos tempos, se torne tradição, bem como a promoção de sistemas de avaliação e de inspecção que permitam a melhoria permanente do financiamento das instituições do ensino superior.

O governante apontou as principais orientações como referência que passam pelo programa do governo do MPLA de 2012-20120, o Plano Nacional de Desenvolvimento de 2013-2017, o Plano Nacional de Formação de Quadros de 2013-2020, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude de 2013-2020, entre outros.

Adão do Nascimento considera fundamental que a formação de quadros e técnicos esteja assente num conceito correcto de instituições de ensino superior, em contraposição ao conceito distorcido, caricatural, simplista e mercantilista, que, em certa medida, tende a prevalecer em alguns círculos do subsistema de ensino superior.

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*