Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
6 de janeiro de 2017

Angola: Proprietários de imóveis aderem ao pagamento do IPU

De acordo com a chefe-adjunta da referida Repartição Fiscal, Vanda Neto, o  movimento é satisfatório e  vaticina maior  número nos  próximos dias. “O movimento tem sido bom,  os  contribuintes tem estado a pagar o  imposto,  isso para evitar multas e juros”, afirmou hoje (quinta-feira) à Angop a responsável.

O pagamento do  IPU-Património tem sido o mais  notório  nesta  Repartição  Fiscal,  segundo Vanda Neto,  que minimizou o IPU-Renda,  tendo em conta  a especificidade  dos  contratos estabelecidos com os  inquilinos dos imóveis. A  responsável apelou aos contribuintes ao pagamento dos  impostos, para não incorrerem a multas e juros que o regime  jurídico prevê.

A multa é  trinta  por cento do valor  do  imposto, de acordo com a  Vanda  Neto. Nesta repartição, o processo está também a ser marcado  com  solicitações  de  inscrição de  imóveis por parte dos proprietários. Quanto ao pagamento do Imposto Predial Urbano por parte dos moradores das novas centralidades,  diz ser uma das  preocupações  que  são  levantadas  por alguns  contribuintes  em diversas  repartições  fiscais.

 A Lei prevê que a posse ou não de  um título de escritura  pública não condiciona o pagamento do Imposto Predial Urbano. Lembrou que  estão isentos deste processo os terrenos cuja finalidade é para  agricultura e  silvicultura.

A  quando da tomada de posse do novo Conselho Administrativo da  AGT, o presidente do Conselho de Administração, Sílvio  Burity, esclareceu que  no caso do IPU-Renda, os proprietários dos imóveis é que devem pagar a prestação.

Os  imóveis  avaliados  até  cinco  milhões  de kwanzas, a taxa  é de 0%  e  aplica-se 0,5%  sobre  o  excesso  dos  cinco milhões de kwanzas, isso para  os imóveis  não arrendados. O pagamento  da primeira prestação  termina  a 31  do mês  em  curso e a segunda será em Junho deste ano, 2017.

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*