Segunda-feira, 16 de Junho de 2018
menu
9 de junho de 2017

Angola: Responsável defende expansão do ensino especial no país

Em declarações à Angop a propósito dia africano da criança (16 de Junho), o responsável manifestou-se satisfeito pela recente apreciação da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros de uma proposta de Política Nacional de Educação Especial orientada para a inclusão escolar.

Este  documento estabelece as directrizes para que as redes de ensino no país assegurem o direito de acesso a uma educação de qualidade para todos os alunos, sem discriminação, particularmente os com deficiências de vária índole.
Esta iniciativa promoverá a criação de escolas abertas à diversidade, sem barreiras que dificultem o acesso à permanência e conclusão dos ciclos de ensino, respondendo aos problemas pedagógicos.

Por outro lado, o responsável associativo é da opinião que se devem criar programas em que participem tanto crianças sãs como as com deficiência, no sentido das últimas não se sentirem discriminadas.

“Infelizmente no país ainda só temos estabelecimentos de ensino especial nas capitais de província e em alguns municípios, por isso torna-se necessário que os mesmos sejam implantados nas comunas para que todas as crianças com deficiência tenham acesso a educação“,  referiu.   

Criticou na ocasião as pessoas que tem crianças com deficiência mas as escondem nos quintais por vergonha ou por preconceito impedindo-as de um convivência social sã.

Neste contexto,  é da opinião que  se devem levar a cabo campanhas  de sensibilização a todos os cidadãos que possuem crianças com deficiência a fim de não impedirem a sua socialização.   

Silva Etiambulo apontou como maiores dificuldades das crianças com deficiência a falta de cadeiras de rodas, canadianas, muletas, bengalas e óculos, o que condiciona a sua locomoção.

Disse que  a Anda  tem um departamento que se dedica a problemática da mulher e criança com deficiência.   

Notícias

15 de junho de 2018
Angola e Coreia do Sul acordam elevar cooperação parlamentar

As repúblicas de Angola e da Coreia do Sul acordaram elevar as relações bilaterais, na perspectiva de acompanhar a dinâmica da cooperação ao nível dos governos dos dois países do domínio parlamentar.


15 de junho de 2018
Empresas francesas atraídas pelo investimento em Angola

O interesse dos investidores franceses por Angola aumentou com a recente  deslocação do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, o  que é traduzido com a presença de cerca de 150 empresas das mais  representativas do sector agrícola e industrial num  encontro organizado  em Paris pelo patronato, no qual se esperavam inicialmente 60  participantes.


15 de junho de 2018
A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público em Luanda

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, patente ao público desde  quarta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola, na Baixa de Luanda,  inclui actividades paralelas para todas as idades.


5 de junho de 2018
Estrangeiros estão convidados a concorrer nas privatizações

O Executivo está a preparar a privatização total ou parcial de  algumas grandes e médias empresas públicas já seleccionadas, incluindo  do sector petrolífero, das telecomunicações e outros, revelou ontem, em  Bruxelas, o Presidente João Lourenço.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*