Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
9 de junho de 2017

Angola: Responsável defende expansão do ensino especial no país

Em declarações à Angop a propósito dia africano da criança (16 de Junho), o responsável manifestou-se satisfeito pela recente apreciação da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros de uma proposta de Política Nacional de Educação Especial orientada para a inclusão escolar.

Este  documento estabelece as directrizes para que as redes de ensino no país assegurem o direito de acesso a uma educação de qualidade para todos os alunos, sem discriminação, particularmente os com deficiências de vária índole.
Esta iniciativa promoverá a criação de escolas abertas à diversidade, sem barreiras que dificultem o acesso à permanência e conclusão dos ciclos de ensino, respondendo aos problemas pedagógicos.

Por outro lado, o responsável associativo é da opinião que se devem criar programas em que participem tanto crianças sãs como as com deficiência, no sentido das últimas não se sentirem discriminadas.

“Infelizmente no país ainda só temos estabelecimentos de ensino especial nas capitais de província e em alguns municípios, por isso torna-se necessário que os mesmos sejam implantados nas comunas para que todas as crianças com deficiência tenham acesso a educação“,  referiu.   

Criticou na ocasião as pessoas que tem crianças com deficiência mas as escondem nos quintais por vergonha ou por preconceito impedindo-as de um convivência social sã.

Neste contexto,  é da opinião que  se devem levar a cabo campanhas  de sensibilização a todos os cidadãos que possuem crianças com deficiência a fim de não impedirem a sua socialização.   

Silva Etiambulo apontou como maiores dificuldades das crianças com deficiência a falta de cadeiras de rodas, canadianas, muletas, bengalas e óculos, o que condiciona a sua locomoção.

Disse que  a Anda  tem um departamento que se dedica a problemática da mulher e criança com deficiência.   

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*