Angola: Valor tributário não petrolífero representa 44% das receitas do Estado
Ao discursar na IV Conferência Internacional sobre Tributação, sob o tema: Potenciação da arrecadação tributária para a estratégia de diversificação da Economia, Valentina Filipe explicou que o Executivo, ciente do risco que as oscilações do preço do petróleo representam para o desenvolvimento equilibrado do país, criou uma estratégia, visando uma gestão parcimoniosa dos recursos financeiros.
Foi neste contexto que se implementou, com sucesso, o projecto executivo para a Reforma Tributária, sendo o objectivo mais importante a criação, em Dezembro do ano transacto, da Administração Geral Tributaria (AGT).
“Pode-se dizer que o peso da receita não petrolífera aumentou, porque o valor do petróleo está em baixa e, por essa via, diminuiu o peso da arrecadação tributária petrolífera, referiu Valentina Filipe, tendo adiantado o facto de que, de 2010 a 2014, o valor da arrecadação tributária não petrolífera registou um aumento de 80 porcento. Neste contexto, estamos em condições de dizer que essa tendência vai continuar a verificar-se, no próximo ano”, perspectivou a governante.
Valentina Filipe advogou que o país deve evitar um outro ciclo de recessão e contracção da economia, apenas por escassez de alternativas credíveis ao nível da exploração das suas principais matérias-primas, que podem, quando convenientemente exploradas, servir para financiar, de forma consistente, as despesas públicas.
“Não obstante, é importante frisar que a receita proveniente do sector petrolífero continuará a ser importante na construção do país e na requalificação dos sectores-chave da economia, mas não poderá voltar a ser a trave mestra, em que tudo se assenta, sendo premente o reforço na aposta na diversificação da Economia angolana”, cimentou.
A secretaria de Estado das Finanças acrescentou que o Executivo angolano adoptou, também, uma estratégia para a diversificação da Economia, e esta é um dos principais desafios, mas os tributos não petrolíferos têm que ser, cada vez mais, o suporte das despesas públicas.
Notícias
A reforma que está a ser operada no sector da justiça em Angola é a mais profunda, desde a data da independência nacional (11 de Novembro de 1975), na organização do poder judicial do Estado, mormente dos tribunais que integram a sua jurisdição.
O ministro da comunicação social, João Melo, reiterou, ser compromisso do seu pelouro continuar a criar condições para um sistema de comunicação livre, plural, aberto, sério, credível e diversificado.
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se sexta-feira (3), em visitas de trabalho, às províncias do Namibe e Cunene.
Empresários alemães estão entusiasmados em participar no fórum económico, a ser aberto hoje pelo Presidente João Lourenço, afirmou ontem, em Berlim, o ministro das Relações Exteriores.






