Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
menu
18 de julho de 2017

Angolano eleito líder de associação da CPLP

Manuel da Mata, que se torna o segundo angolano a presidir ao conselho de administração da associação, foi eleito no 23º. encontro da associação, decorrido de 10 a 12 de Julho, na Universidade de Campinas, localizada na cidade brasileira de São Paulo, indica um documento da Universidade Mandume ya Ndemufayo, a que o Jornal de Angola teve ontem acesso. No seu discurso, depois da eleição,  Manuel da Mata declarou que vai continuar a promover o desenvolvimento, a consolidação e o fortalecimento dos laços de cooperação entre os membros da prestigiada associação académica lusófona.

O reitor angolano, que já ocupou o cargo de vice-presidente no mandato anterior, falou da necessidade de haver uma cultura académica e científica aberta nas universidades do espaço lusófono, a fim de permitir que os conhecimentos produzidos possam ser partilhados em benefício da sociedade e dos países lusófonos.

O responsável assumiu o compromisso de manter a regularidade da realização dos encontros anuais, das reuniões bilaterais temáticas e do Prémio Fernão Mendes Pinto, além de promover edições literárias, académicas e culturais. “Prestaremos uma atenção especial à investigação científica, centrada na produção e difusão de conhecimentos voltados para a identificação de fontes de financiamento alternativas para as instituições de ensino superior do nosso espaço, de modo a mitigar os impactos negativos da actual crise económica”, disse o novo presidente do Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. A associação, fundada em 26 de Novembro de 1996, tem a missão de facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento colectivo do ensino.

 

Notícias

22 de agosto de 2018
Fórum económico entusiasma alemãs

Empresários alemães estão entusiasmados em participar no fórum  económico, a ser aberto hoje pelo Presidente João Lourenço, afirmou  ontem, em Berlim, o ministro das Relações Exteriores.


22 de agosto de 2018
Países podem já recorrer ao banco do BRICS

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira criada  pelo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), está agora  disponível para financiar países não membros, assumindo-se como uma  fonte de financiamento de projectos público-privados.


22 de agosto de 2018
Xadrez: Angolanos representam África no mundial da Turquia

Os mestres internacionais David Silva e Esperança Caxita vão representar o continente africano no campeonato do mundo de xadrez na categoria de juniores a disputar na Turquia de 3 a 16 de Setembro do corrente ano.


25 de julho de 2018
José Patrício inicia funções na Turquia

Ankara - O diplomata José Gonçalves Martins Patrício iniciou nesta terça-feira (dia 24) as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República da Turquia, com a entrega das cartas credenciais ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*