Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
20 de janeiro de 2017

Chikoti solicita apoios

O apoio foi solicitado durante a 28.ª sessão  Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União  Africana, a decorrer em Addis Abeba, Etiópia, de 22 a 31 deste mês. Trata-se das candidaturas do embaixador Tete António e da engenheira Joseja Sacko para os cargos, respectivamente, de Comissário para os Assuntos Políticos, e de Comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana. A solicitação consta de uma carta do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, entregue quarta-feira, em Bissau, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Jorge Malú, pelo embaixador de Angola neste país, Daniel Rosa.

 Na carta, o chefe da diplomacia angolana destaca a ampla experiência profissional dos dois quadros angolanos nos sectores público e privado, incluindo o desempenho de funções relevantes na União Africana e outras organizações regionais. Georges Chikoti realça  !a determinação em fortalecer a capacidade da União Africana, priorizar a prevenção na busca da paz e materializar os objectivos da Agenda 2063 de desenvolvimento!, como fundamentos para se apostar nas duas candidaturas. Economista de profissão, o embaixador Tete António é, desde 2009, representante permanente da União Africana junto das Nações Unidas.

Já exerceu, entre outros, os cargos de conselheiro diplomático do presidente da Comissão da União Africana, em Addis Abeba, e representante-adjunto da Missão Permanente de Angola nas Nações Unidas. Josefa Sacko exerceu o cargo de secretária da Organização Inter-Africana do Café (2000-2013), representante da vice-presidente da Organização Pan-africana da Mulher para a África Austral, e exerceu cargos de alta responsabilidade em organizações regionais e internacionais ligadas à segurança alimentar, ao clima e desenvolvimento sustentável. O chefe da diplomacia guineense congratulou-se com a iniciativa de Angola porque, disse, “gostava de ter no âmbito da União Africana representantes da CPLP”, pelo que garantiu trabalhar para apoiar as candidaturas de Angola aos cargos propostos. No encontro foram abordados aspectos relacionados com a situação política nos dois países.

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*