Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
menu
20 de janeiro de 2017

Chikoti solicita apoios

O apoio foi solicitado durante a 28.ª sessão  Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União  Africana, a decorrer em Addis Abeba, Etiópia, de 22 a 31 deste mês. Trata-se das candidaturas do embaixador Tete António e da engenheira Joseja Sacko para os cargos, respectivamente, de Comissário para os Assuntos Políticos, e de Comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana. A solicitação consta de uma carta do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, entregue quarta-feira, em Bissau, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Jorge Malú, pelo embaixador de Angola neste país, Daniel Rosa.

 Na carta, o chefe da diplomacia angolana destaca a ampla experiência profissional dos dois quadros angolanos nos sectores público e privado, incluindo o desempenho de funções relevantes na União Africana e outras organizações regionais. Georges Chikoti realça  !a determinação em fortalecer a capacidade da União Africana, priorizar a prevenção na busca da paz e materializar os objectivos da Agenda 2063 de desenvolvimento!, como fundamentos para se apostar nas duas candidaturas. Economista de profissão, o embaixador Tete António é, desde 2009, representante permanente da União Africana junto das Nações Unidas.

Já exerceu, entre outros, os cargos de conselheiro diplomático do presidente da Comissão da União Africana, em Addis Abeba, e representante-adjunto da Missão Permanente de Angola nas Nações Unidas. Josefa Sacko exerceu o cargo de secretária da Organização Inter-Africana do Café (2000-2013), representante da vice-presidente da Organização Pan-africana da Mulher para a África Austral, e exerceu cargos de alta responsabilidade em organizações regionais e internacionais ligadas à segurança alimentar, ao clima e desenvolvimento sustentável. O chefe da diplomacia guineense congratulou-se com a iniciativa de Angola porque, disse, “gostava de ter no âmbito da União Africana representantes da CPLP”, pelo que garantiu trabalhar para apoiar as candidaturas de Angola aos cargos propostos. No encontro foram abordados aspectos relacionados com a situação política nos dois países.

Notícias

15 de junho de 2018
Angola e Coreia do Sul acordam elevar cooperação parlamentar

As repúblicas de Angola e da Coreia do Sul acordaram elevar as relações bilaterais, na perspectiva de acompanhar a dinâmica da cooperação ao nível dos governos dos dois países do domínio parlamentar.


15 de junho de 2018
Empresas francesas atraídas pelo investimento em Angola

O interesse dos investidores franceses por Angola aumentou com a recente  deslocação do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, o  que é traduzido com a presença de cerca de 150 empresas das mais  representativas do sector agrícola e industrial num  encontro organizado  em Paris pelo patronato, no qual se esperavam inicialmente 60  participantes.


15 de junho de 2018
A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público em Luanda

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, patente ao público desde  quarta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola, na Baixa de Luanda,  inclui actividades paralelas para todas as idades.


5 de junho de 2018
Estrangeiros estão convidados a concorrer nas privatizações

O Executivo está a preparar a privatização total ou parcial de  algumas grandes e médias empresas públicas já seleccionadas, incluindo  do sector petrolífero, das telecomunicações e outros, revelou ontem, em  Bruxelas, o Presidente João Lourenço.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*