Colóquio Internacional em alusão ao Centenário de Agostinho Neto
A Cidade do Porto foi palco do Colóquio Internacional, denominado
“Sou Um Dia em Noite Escura”, que contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, acompanhado da Cônsul-Geral de Angola no Porto, S. Exa. Isabel Godinho.
Organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o apoio da Embaixada de Angola em Portugal, o evento teve a participação de oradores de diferentes países que dissertaram e debateram, sob diferentes visões, a figura, o pensamento e a obra de Agostinho Neto.
Ao usar da palavra na cerimónia de abertura, o Embaixador angolano em
Portugal, Carlos Alberto Fonseca, realçou o facto de não podermos “falar de Agostinho Neto, enquanto político, sem falar da sua dimensão poética, que fez parte do seu ser enquanto homem político e estadista; do mesmo modo, também, não podemos ler a sua poesia sem compreender a sua dimensão humanista e política”.
Num dos pontos altos do Colóquio, o professor Pires Laranjeira e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram homenageados pela Embaixada de Angola em Portugal, como forma de reconhecimento pelo modo empenhado como têm ajudado a divulgar a obra e a figura de Agostinho Neto.
Pires Laranjeira, um reconhecido académico da Universidade de Coimbra, tem sido um dos principais investigadores e divulgadores do papel e da importância que Agostinho Neto teve, não só para Angola, como para o mundo.
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, por seu lado, abriu há pouco mais de um ano uma Cátedra Agostinho Neto, mostrando-se sempre aberta a acolher iniciativas que ajudem a promover e a divulgar a figura do primeiro Presidente de Angola.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO MUSEU MILITAR DO PORTO
O encerramento do Colóquio foi marcado com a inauguração de uma exposição fotográfica, denominada “Angolanos de Mãos Dadas para o Futuro”, acompanhada pela distribuição de uma biografia de Agostinho Neto.
A amostra, composta por 24 fotografias, retrata o percurso de vida de Neto, desde a infância até ao momento da sua morte.
A mesma estará patente ao público até ao dia 19 de setembro, no Museu Militar do Porto, onde Agostinho Neto esteve detido.
Notícias
“Conversas Diplomáticas” foi o mote do encontro na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, onde a Cônsul Geral de Angola no Porto, Dra. Isabel Godinho, partilhou a sua experiência pessoal e profissional no mundo da Diplomacia com os estudantes de Relações Internacionais.
No âmbito das celebrações do 47º aniversário do Dia da Independência Nacional, assinalado no passado 11 de Novembro, o Consulado Geral de Angola no Porto desenvolveu um programa que comportou actividades desportivas e culminou num jantar de confraternização.
De 06 a 10 de Dezembro de 2022, a capital angolana vai albergar a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que decorrerá sob o lema “Três Continentes, Três Oceanos, um Destino Comum: Construamos uma OEACP Resiliente e Sustentável”.
O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento do público em geral que conforme estipulado na alínea k) do artigo 2.º da Lei n.º 11/18 de 28 de Setembro, “Lei que Altera a Lei dos Feriados Nacionais e Locais e Datas de Celebração Nacional”, encontrar-se-á encerrado no dia 11 de Novembro, “Dia da Independência”, por ser feriado em Angola.
Para eventuais urgências os números de piquete são os seguintes: 911 145 731 e 926 542 575.
CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO PORTO, aos 07 de Novembro de 2022.-