Domingo, 5 de Fevereiro de 2023
menu
13 de setembro de 2022

Colóquio Internacional em alusão ao Centenário de Agostinho Neto

A Cidade do Porto foi palco do Colóquio Internacional, denominado

“Sou Um Dia em Noite Escura”, que contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, acompanhado da Cônsul-Geral de Angola no Porto, S. Exa. Isabel Godinho. 

Organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o apoio da Embaixada de Angola em Portugal, o evento teve a participação de oradores de diferentes países que dissertaram e debateram, sob diferentes visões, a figura, o pensamento e a obra de Agostinho Neto.

Ao usar da palavra na cerimónia de abertura, o Embaixador angolano em

Portugal, Carlos Alberto Fonseca, realçou o facto de não podermos “falar de Agostinho Neto, enquanto político, sem falar da sua dimensão poética, que fez parte do seu ser enquanto homem político e estadista; do mesmo modo, também, não podemos ler a sua poesia sem compreender a sua dimensão humanista e política”. 

Num dos pontos altos do Colóquio, o professor Pires Laranjeira e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram homenageados pela Embaixada de Angola em Portugal, como forma de reconhecimento pelo modo empenhado como têm ajudado a divulgar a obra e a figura de Agostinho Neto.

Pires Laranjeira, um reconhecido académico da Universidade de Coimbra, tem sido um dos principais investigadores e divulgadores do papel e da importância que Agostinho Neto teve, não só para Angola, como para o mundo. 

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, por seu lado, abriu há pouco mais de um ano uma Cátedra Agostinho Neto, mostrando-se sempre aberta a acolher iniciativas que ajudem a promover e a divulgar a figura do primeiro Presidente de Angola.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO MUSEU MILITAR DO PORTO

O encerramento do Colóquio foi marcado com a inauguração de uma exposição fotográfica, denominada “Angolanos de Mãos Dadas para o Futuro”, acompanhada pela distribuição de uma biografia de Agostinho Neto.

A amostra, composta por 24 fotografias, retrata o percurso de vida de Neto, desde a infância até ao momento da sua morte.

A mesma estará patente ao público até ao dia 19 de setembro, no Museu Militar do Porto, onde Agostinho Neto esteve detido.

Notícias

20 de dezembro de 2022
CONVERSAS DIPLOMÁTICAS

“Conversas Diplomáticas” foi o mote do encontro na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, onde a Cônsul Geral de Angola no Porto, Dra. Isabel Godinho, partilhou a sua experiência pessoal e profissional no mundo da Diplomacia com os estudantes de Relações Internacionais.


17 de novembro de 2022
11 DE NOVEMBRO COMEMORADO NO PORTO

No âmbito das celebrações do 47º aniversário do Dia da Independência Nacional, assinalado no passado 11 de Novembro, o Consulado Geral de Angola no Porto desenvolveu um programa que comportou actividades desportivas e culminou num jantar de confraternização.


10 de novembro de 2022
LUANDA SERÁ PALCO DA 10.ª CIMEIRA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA OEACP

De 06 a 10 de Dezembro de 2022, a capital angolana vai albergar a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que decorrerá sob o lema “Três Continentes, Três Oceanos, um Destino Comum: Construamos uma OEACP Resiliente e Sustentável”.


8 de novembro de 2022
Comunicado de Feriado

 

O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento do público em geral que conforme estipulado na alínea k) do artigo 2.º da Lei n.º 11/18 de 28 de Setembro, “Lei que Altera a Lei dos Feriados Nacionais e Locais e Datas de Celebração Nacional”, encontrar-se-á encerrado no dia 11 de Novembro, “Dia da Independência”, por ser feriado em Angola.

Para eventuais urgências os números de piquete são os seguintes: 911 145 731 e 926 542 575. 

CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO PORTO, aos 07 de Novembro de 2022.-

 


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências