Sábado, 25 de Setembro de 2021
menu
17 de março de 2021

Consulado de Angola realiza palestra para celebrar o Dia Internacional da Mulher

O Consulado de Angola no Porto promoveu no passado dia 10, uma palestra online, que teve como tema "O Papel da Mulher nos dias de Hoje".

A Embaixadora Isabel Godinho, Cônsul Geral deste Consulado, recebeu a Representante da Associação da Mulher Migrante Angolana no Porto, Maria Amélia da Silva, como preletora numa reflexão em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional de Mulher.

Na abertura do acto, a Cônsul geral Isabel Godinho depois de agradecer a presença de todos, começou por referir " a convicção de que a questão da igualdade do género e o empoderamento da mulher deve continuar a merecer a maior atenção da sociedade, partindo da adopção e implementação de políticas públicas visando a promoção de direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres."

A preletora do evento, Maria Amélia da Silva, na sua intervenção começou por fazer uma incursão global sobre as mulheres e a sua luta pelos direitos iguais e estabeleceu a sua evolução retratando o papel das mulheres de hoje nos diferentes quadrantes: no mercado de trabalho, na vida política, económica e sociocultural e nos meios de comunicação social.

 Ressaltou que no quadro dos índices de pobreza entre a população a mulher constitui uma grande parcela, como também tem vindo a desempenhar tarefas que o mercado considera menos qualificadas e pior remuneradas.

E, exemplificou apontando duas situações de desigualdade de género: “em quase todas as empresas públicas e privadas os lugares de chefia são maioritariamente detidos pelos homens, mesmo quando a participação feminina, por vezes, em número é superior aos Homens”;

Os meios de comunicação, “em particular a televisão” têm dado “uma imagem sistematicamente distorcida e depreciativa do género feminino, afirmou Maria Amélia da Silva.   

Contudo, “a acção das organizações internacionais tem tido um papel relevante na concessão e implementação de estratégias e políticas para igualdade de género sobretudo a partir da década de 1970.”

Ao terminar, afirmou que igualdade para a mulher não significa ser homem nem que os homens devem ser mulheres. Igualdade significa reconhecimento, respeito mútuo pela identidade de cada pessoa, de forma que cada um possa desenvolver o seu talento de diversas formas.

A participação dos convidados online foi profícua onde se os intervenientes ressaltaram a qualidade da intervenção da preletora, apresentaram testemunhos e outras perspectivas sobre o tema que enriqueceram o debate.

Ao terminar a palestra a Dra Isabel Godinho, na qualidade de moderadora, enalteceu e agradeceu a participação de todos e acrescentou que no actual contexto pandémico que o mundo vive, milhões de mulheres (trabalhadoras do sector da saúde, cientistas, cuidadoras, membros da sociedade civil e de organizações comunitárias) estão na linha da frente da crise da Covid-19 e que para estas não tem sido fácil conciliar a sua vida familiar e profissional com as obrigações no combate à pandemia. 

Assim, para este ano o tema adoptado pelas Nações Unidas para 8 de Março é; Mulheres lideres: por um futuro igualitário num mundo sem Covid – 19.

O acto teve uma duração de 1h30 min e contou com uma participação de cerca de 75 participantes que se encontravam em diferentes Países (Portugal, Inglaterra, Angola, entre outros).

Notícias

23 de setembro de 2021
PROVA DE VIDA PARA OS PENSIONISTAS DA CAIXA DE SEGURANCA SOCIAL DAS FORCAS ARMADAS ANGOLANAS

O Consulado Geral de Angola no Porto comunica a todos os Pensionistas da Caixa de Seguranca Social das Forças Armadas Angolanas residentes nesta area de de Jurisdiçao, que devem contactar este Posto Consular, a partir do dia 1 de Outubro de 2021 a 31 de Janeiro a 31 de Janeiro de 2022 para a realização da Prova de vida, nos termos do artigo 6º do Decreto Nº11-E/96, conjugado com o nº 3 e 4 do artigo 7º decreto nº11-1/96, ambos de 12 de Abril.
CONSULADO GERAL DA REPUBLICA DE ANGOLA PORTO, AOS 14 DE SETEMBRO DE 2021.


14 de setembro de 2021
Encontro com as Associações da Comunidade Angolana Residente no Porto

Encontro com as Associações da Comunidade Angolana Residente no Porto

Realizou-se no dia 11 de Setembro nas instalações do Consulado Geral da República de Angola no Porto um encontro de trabalho com representantes das associações da comunidade residente no Porto, entre elas a Casa de Angola do Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Associação da Mulher Migrante, Associação dos Estudantes Angolanos e Organizações eclesiásticas.

 


9 de setembro de 2021
Paula Berteotti realiza exposição “Essências”

Paula Berteotti realiza exposição “Essências

 A Cônsul Geral, Dra. Isabel Godinho esteve a 03 de Setembro, na inauguração da exposição “Essências”, uma ode à cultura angolana, da artista plástica Paula Berteotti.


31 de julho de 2021
Dia da Mulher Africana


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências