Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
13 de março de 2017

Direitos da mulher debatidos nas Nações Unidas

A reunião, que decorre sob o tema principal “O reforço do poder económico das mulheres no mundo do trabalho em mudança”, avalia no debate geral os progressos alcançados e os desafios que impedem a implementação da Declaração de Pequim e a Plataforma de Acção de 1995, além dos Resultados Acordados durante a 23.ª Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU. O encontro, que se estende até ao dia 24 deste mês, comporta igualmente um tema de revisão relativo aos “Desafios e êxitos na implementação dos Objectivos Desenvolvimento do Milénio das mulheres e meninas” e outro emergente sobre “O reforço do poder das mulheres indígenas”. A agenda do encontro comporta ainda um segmento ministerial, mesas redondas e diálogos interactivos de alto nível, assim como eventos paralelos para chamar a atenção para aspectos críticos e específicos do trabalho desenvolvido sobre igualdade de género.

As mesas-redondas visam a troca de experiências sobre as lições aprendidas e boas práticas sobre o reforço do poder económico da mulher e intitulam-se “Lacunas na remuneração salarial entre homens e mulheres nos sectores público e privado”, “Tecnologia que muda o mundo do trabalho”, “Trabalho informal e não padronizado” e “O emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”. Diversos eventos paralelos decorrem à margem da sessão, com realce para um organizado pela delegação angolana, intitulado “Alcançar o reforço do poder económico da mulher: participação da mulher na decisão económica”, com uma abordagem sobre  “Emprego, implementação de políticas e bem-estar das mulheres rurais e participação dos jovens”.

Este evento tem por objectivo a partilha de experiências entre Angola e outros países membros da CSW, destacando os esforços para concretizar políticas de igualdade de género e reforço do poder político, social e económico das mulheres, bem como os direitos humanos das mulheres e raparigas angolanas. A 61.ª sessão da CSW, cuja cerimónia de abertura conta com a participação do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, e de outros altos responsáveis da ONU, adopta as conclusões sobre o tema central, o relatório do presente encontro e a agenda provisória da 62.ª reunião, a realizar-se no próximo ano. A delegação angolana é integrada pela ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, e os  deputados Ruth Adriano Mendes, Nuno dos Anjos Caldas Albino, Maria José Gouveia Alfredo e Sofia Porfírio Mussonguela.

Os secretários de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e da Assistência e Reinserção Social, respectivamente António Paulo e Maria da Luz Magalhães, a secretária para os Assuntos Judiciais e Jurídicos do Presidente da República, Antónia Florbela Araújo, a secretária ajunta do Conselho de Ministros, Ana Maria Sousa e Silva, quadros seniores de diversas instituições e representantes da sociedade civil, fazem igualmente parte da delegação. A ministra Filomena Delgado chegou a Nova Iorque ao princípio da noite de quinta-feira e seguiu sexta-feira para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde, a convite da Embaixada de Angola, participa nas festividades da “Semana Março Mulher”, que decorreu sob o lema “Mulher, Mãe Empreendedora”. 

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*