Terça-feira, 24 de Abril de 2018
menu
8 de novembro de 2017

Exposição “Kintwadi” está patente em Luanda

Para celebrar os 40 anos de aniversário, a UNAP, realiza a exposição colectiva de artes plásticas “Kintwadi”, onde destaca artistas seleccionados como Filomena Coquenão, o secretario para actividades culturais e intercâmbio da UNAP, Tozé de Carvalho, Pedro Tchivinda, Paulino Damião “50”, Almeida Manguanga e Patrício Mawete. Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário para actividades culturais e intercâmbio da UNAP  frisou que os novos criadores, actualmente, estão com uma grande capacidade criativa e estética e, por este motivo, decidiram promover os trabalhos do jovem Patrício Mawete.

Tozé de Carvalho afirmou que  existe um intercâmbio entre a UNAP e outras instituições internacionais, onde a cidade de Lisboa, em Portugal, ofereceu uma bolsa de capacitação para os jovens.  Para a seleção dos artistas, Tozé de Carvalho disse que notificaram os artistas, depois das respostas, fizeram uma prevê selecção e apuraram as obras que neste momento estão patentes.

Exposições na zona sul de Luanda acontecem, mas têm tido pouca divulgação, porque a actividade de artes plásticas é elitista e abrange certa elite da massa social”, disse. O artista com maior número de obras seleccionadas, Patrício Mawete, falou que os seus trabalhos retratam uma multiplicação de triângulos, como os jovens e o carinho das mães para com as crianças. Já o artista plástico Pedro Tchivinda, homenageou alguns fazedores das artes plásticas. A mostra “Kintwadi”, expressão kikongo que em português significa “colectivo”, fica patente ate ao dia 15 e reúne 43 obras de pintura e quadro de escultura.




 

Notícias

20 de abril de 2018
Angola e Togo preparam reunião de Alto Nível

Luanda - As repúblicas de Angola e do Togo vão analisar, com maior profundidade, as relações bilaterais e perspectivar novas áreas de cooperação, durante uma reunião de alto nível a decorrer, ainda este ano, em território por definir.


20 de abril de 2018
Vida do combatente hoje em exposição

A Associação Tchiweka de Documentação (ATD) realiza, hoje, às 9h00, no  Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, uma conferência e  exposição fotográfica sobre a memória do seu patrono, Lúcio Lara  (Tchiweka), que em vida completaria este mês 89 anos.


20 de abril de 2018
1º de Agosto supera Petro

O 1º de Agosto consolidou ontem a liderança do Campeonato Nacional  sénior masculino de Basquetebol, Unitel-Basket, agora com 65 pontos,  depois da vitória sobre o Petro de Luanda, por 89-77, no Pavilhão do  Kilamba, em jogo de acerto à quinta jornada da quarta volta.


11 de abril de 2018
Mirex aposta na captação de investimento externo

O Ministério das Relações Exteriores tem como uma das grandes  prioridades da sua agenda contribuir para a recuperação e o  desenvolvimento da economia nacional, em prol do bem-estar social dos  angolanos.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*