Quinta-feira, 19 de Junho de 2018
menu
8 de novembro de 2017

Exposição “Kintwadi” está patente em Luanda

Para celebrar os 40 anos de aniversário, a UNAP, realiza a exposição colectiva de artes plásticas “Kintwadi”, onde destaca artistas seleccionados como Filomena Coquenão, o secretario para actividades culturais e intercâmbio da UNAP, Tozé de Carvalho, Pedro Tchivinda, Paulino Damião “50”, Almeida Manguanga e Patrício Mawete. Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário para actividades culturais e intercâmbio da UNAP  frisou que os novos criadores, actualmente, estão com uma grande capacidade criativa e estética e, por este motivo, decidiram promover os trabalhos do jovem Patrício Mawete.

Tozé de Carvalho afirmou que  existe um intercâmbio entre a UNAP e outras instituições internacionais, onde a cidade de Lisboa, em Portugal, ofereceu uma bolsa de capacitação para os jovens.  Para a seleção dos artistas, Tozé de Carvalho disse que notificaram os artistas, depois das respostas, fizeram uma prevê selecção e apuraram as obras que neste momento estão patentes.

Exposições na zona sul de Luanda acontecem, mas têm tido pouca divulgação, porque a actividade de artes plásticas é elitista e abrange certa elite da massa social”, disse. O artista com maior número de obras seleccionadas, Patrício Mawete, falou que os seus trabalhos retratam uma multiplicação de triângulos, como os jovens e o carinho das mães para com as crianças. Já o artista plástico Pedro Tchivinda, homenageou alguns fazedores das artes plásticas. A mostra “Kintwadi”, expressão kikongo que em português significa “colectivo”, fica patente ate ao dia 15 e reúne 43 obras de pintura e quadro de escultura.




 

Notícias

15 de junho de 2018
Angola e Coreia do Sul acordam elevar cooperação parlamentar

As repúblicas de Angola e da Coreia do Sul acordaram elevar as relações bilaterais, na perspectiva de acompanhar a dinâmica da cooperação ao nível dos governos dos dois países do domínio parlamentar.


15 de junho de 2018
Empresas francesas atraídas pelo investimento em Angola

O interesse dos investidores franceses por Angola aumentou com a recente  deslocação do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, o  que é traduzido com a presença de cerca de 150 empresas das mais  representativas do sector agrícola e industrial num  encontro organizado  em Paris pelo patronato, no qual se esperavam inicialmente 60  participantes.


15 de junho de 2018
A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público em Luanda

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, patente ao público desde  quarta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola, na Baixa de Luanda,  inclui actividades paralelas para todas as idades.


5 de junho de 2018
Estrangeiros estão convidados a concorrer nas privatizações

O Executivo está a preparar a privatização total ou parcial de  algumas grandes e médias empresas públicas já seleccionadas, incluindo  do sector petrolífero, das telecomunicações e outros, revelou ontem, em  Bruxelas, o Presidente João Lourenço.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*