Terça-feira, 24 de Abril de 2018
menu
20 de dezembro de 2016

Georges Chikoti regressou do périplo por África

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante informou que no Congo, primeira etapa do periplo pelos quatro países, encontrou-se com o seu homólogo, Jean Claude Gakosso, com quem concertou algumas iniciativas conjuntas para a região dos Grandes Lagos e para o próprio Congo.

Na República do Tchad, fez a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao presidente Idriss Deby, rumando de seguida para a Guiné Equatorial, onde cumpriu igual missão junto do Presidente Teodoro Obiang Nguema.

O chefe da diplomacia angolana seguiu, sexta-feira, para a Argélia, onde participou, pela última vez, como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, na Conferência sobre Paz e Segurança em África, realizada sábado, 17, na cidade de Oran.

O evento serviu também para a concertação de ideias e estratégias entre os futuros representantes de África no Conselho de Segurança.

“Este ano Angola termina o seu mandato neste organismo e será substituída pela Etiópia e aproveitamos para coordenar posições com os três substitutos, Senegal, Etiópia e Egipto, que precisam de trabalhar com o comissário de paz e segurança da União Africana”, frisou.

De acordo com Georges Chikoti, o momento serviu, igualmente, para a troca de opiniões e para analisar que próximos passos devem ser dados pelos lideres do continente, tendo em conta as eleições que se avizinham, na União Africana, para a escolha do Presidente da Comissão e dos comissários.

No encontro, foi também analisado o papel de Angola como membro não-permanente do Conselho de Segurança e “Angola correspondeu as espectativas, tendo trabalhado sempre em coordenação com a União Africana e todos os seus pares”, concluiu o diplomata.

Nesta missão, Georges Chikoti fez-se acompanhar pelo director do Departamento África, Médio-oriente e Organizações Regionais, Joaquim do Espirito Santo, e pelo chefe do Departamento África do Norte, Manuel Nogueira.

Notícias

20 de abril de 2018
Angola e Togo preparam reunião de Alto Nível

Luanda - As repúblicas de Angola e do Togo vão analisar, com maior profundidade, as relações bilaterais e perspectivar novas áreas de cooperação, durante uma reunião de alto nível a decorrer, ainda este ano, em território por definir.


20 de abril de 2018
Vida do combatente hoje em exposição

A Associação Tchiweka de Documentação (ATD) realiza, hoje, às 9h00, no  Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, uma conferência e  exposição fotográfica sobre a memória do seu patrono, Lúcio Lara  (Tchiweka), que em vida completaria este mês 89 anos.


20 de abril de 2018
1º de Agosto supera Petro

O 1º de Agosto consolidou ontem a liderança do Campeonato Nacional  sénior masculino de Basquetebol, Unitel-Basket, agora com 65 pontos,  depois da vitória sobre o Petro de Luanda, por 89-77, no Pavilhão do  Kilamba, em jogo de acerto à quinta jornada da quarta volta.


11 de abril de 2018
Mirex aposta na captação de investimento externo

O Ministério das Relações Exteriores tem como uma das grandes  prioridades da sua agenda contribuir para a recuperação e o  desenvolvimento da economia nacional, em prol do bem-estar social dos  angolanos.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*