Segunda-feira, 16 de Junho de 2018
menu
20 de dezembro de 2016

Georges Chikoti regressou do périplo por África

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante informou que no Congo, primeira etapa do periplo pelos quatro países, encontrou-se com o seu homólogo, Jean Claude Gakosso, com quem concertou algumas iniciativas conjuntas para a região dos Grandes Lagos e para o próprio Congo.

Na República do Tchad, fez a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao presidente Idriss Deby, rumando de seguida para a Guiné Equatorial, onde cumpriu igual missão junto do Presidente Teodoro Obiang Nguema.

O chefe da diplomacia angolana seguiu, sexta-feira, para a Argélia, onde participou, pela última vez, como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, na Conferência sobre Paz e Segurança em África, realizada sábado, 17, na cidade de Oran.

O evento serviu também para a concertação de ideias e estratégias entre os futuros representantes de África no Conselho de Segurança.

“Este ano Angola termina o seu mandato neste organismo e será substituída pela Etiópia e aproveitamos para coordenar posições com os três substitutos, Senegal, Etiópia e Egipto, que precisam de trabalhar com o comissário de paz e segurança da União Africana”, frisou.

De acordo com Georges Chikoti, o momento serviu, igualmente, para a troca de opiniões e para analisar que próximos passos devem ser dados pelos lideres do continente, tendo em conta as eleições que se avizinham, na União Africana, para a escolha do Presidente da Comissão e dos comissários.

No encontro, foi também analisado o papel de Angola como membro não-permanente do Conselho de Segurança e “Angola correspondeu as espectativas, tendo trabalhado sempre em coordenação com a União Africana e todos os seus pares”, concluiu o diplomata.

Nesta missão, Georges Chikoti fez-se acompanhar pelo director do Departamento África, Médio-oriente e Organizações Regionais, Joaquim do Espirito Santo, e pelo chefe do Departamento África do Norte, Manuel Nogueira.

Notícias

15 de junho de 2018
Angola e Coreia do Sul acordam elevar cooperação parlamentar

As repúblicas de Angola e da Coreia do Sul acordaram elevar as relações bilaterais, na perspectiva de acompanhar a dinâmica da cooperação ao nível dos governos dos dois países do domínio parlamentar.


15 de junho de 2018
Empresas francesas atraídas pelo investimento em Angola

O interesse dos investidores franceses por Angola aumentou com a recente  deslocação do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, o  que é traduzido com a presença de cerca de 150 empresas das mais  representativas do sector agrícola e industrial num  encontro organizado  em Paris pelo patronato, no qual se esperavam inicialmente 60  participantes.


15 de junho de 2018
A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público em Luanda

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, patente ao público desde  quarta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola, na Baixa de Luanda,  inclui actividades paralelas para todas as idades.


5 de junho de 2018
Estrangeiros estão convidados a concorrer nas privatizações

O Executivo está a preparar a privatização total ou parcial de  algumas grandes e médias empresas públicas já seleccionadas, incluindo  do sector petrolífero, das telecomunicações e outros, revelou ontem, em  Bruxelas, o Presidente João Lourenço.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*