Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
menu
20 de dezembro de 2016

Georges Chikoti regressou do périplo por África

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante informou que no Congo, primeira etapa do periplo pelos quatro países, encontrou-se com o seu homólogo, Jean Claude Gakosso, com quem concertou algumas iniciativas conjuntas para a região dos Grandes Lagos e para o próprio Congo.

Na República do Tchad, fez a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao presidente Idriss Deby, rumando de seguida para a Guiné Equatorial, onde cumpriu igual missão junto do Presidente Teodoro Obiang Nguema.

O chefe da diplomacia angolana seguiu, sexta-feira, para a Argélia, onde participou, pela última vez, como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, na Conferência sobre Paz e Segurança em África, realizada sábado, 17, na cidade de Oran.

O evento serviu também para a concertação de ideias e estratégias entre os futuros representantes de África no Conselho de Segurança.

“Este ano Angola termina o seu mandato neste organismo e será substituída pela Etiópia e aproveitamos para coordenar posições com os três substitutos, Senegal, Etiópia e Egipto, que precisam de trabalhar com o comissário de paz e segurança da União Africana”, frisou.

De acordo com Georges Chikoti, o momento serviu, igualmente, para a troca de opiniões e para analisar que próximos passos devem ser dados pelos lideres do continente, tendo em conta as eleições que se avizinham, na União Africana, para a escolha do Presidente da Comissão e dos comissários.

No encontro, foi também analisado o papel de Angola como membro não-permanente do Conselho de Segurança e “Angola correspondeu as espectativas, tendo trabalhado sempre em coordenação com a União Africana e todos os seus pares”, concluiu o diplomata.

Nesta missão, Georges Chikoti fez-se acompanhar pelo director do Departamento África, Médio-oriente e Organizações Regionais, Joaquim do Espirito Santo, e pelo chefe do Departamento África do Norte, Manuel Nogueira.

Notícias

11 de janeiro de 2018
Diplomacia faz rotação de quadros

O Ministério das Relações Exteriores vai abrir um  concurso público interno para o processo de rotatividade dos  funcionários das missões diplomáticas e postos consulares de Angola no  exterior, anunciou o secretário-geral da instituição, Agostinho  Van-Dúnem.


11 de janeiro de 2018
Sónia Serafim Ferreira distinguida no Huambo

Sónia Ferreira, responsável do grupo Okutiuka, detentor de dez títulos  consecutivos no Entrudo no Huambo, foi homenageada terça-feira, no  Planalto Central, pela direcção provincial da Cultura, devido à sua  entrega à causa solidária e à cultura na região.


11 de janeiro de 2018
Nível do campeonato nacional de andebol satisfaz organização

O presidente da Associação de Andebol do Huambo (APAH), Monteiro  Pongolola Lino, considerou, ontem, elevado, o nível competitivo dos  campeonatos nacionais de juvenis, nas classes masculina e feminina, que a  cidade planáltica acolhe desde o passado dia quatro.


15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*