INVESTIMENTO NO SECTOR PESQUEIRO
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou 96 mil milhões de kwanzas para financiar 146 projectos do sector das pescas.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da instituição bancária, João Quintas, esta quarta-feira, 05 de Junho, durante a 15ª edição do CaféCIPRA, subordinada ao tema “Investimentos no sector pesqueiro e o seu impacto no desenvolvimento económico e social do país”.
De acordo com o gestor, dos 146 projectos aprovados, 123 estão em implementação.
O responsável explicou que o BDA, enquanto instrumento de política de impacto económico e social, tem na sua carteira uma parte considerável para o sector pesqueiro, que ocupa um lugar de destaque na instituição.
“Hoje, no cômputo geral, nós temos para o sector das pescas uma fatia de cerca de 20 por cento do total de crédito do banco”, precisou.
O PCA informou ser muito baixa a taxa de incumprimento dos reembolsos do financiamento, provavelmente resultante da da análise profunda do risco que é feita pela instituição.
“Nós fazemos uma análise muito profunda do risco de cada uma. E concorre para essa análise outro tipo de informação do sector. Uma informação que nos leva a inferir o nível de risco é se o Ministério está a conceder licenças ou não”, explicou.
João Quintas reiterou o compromisso da instituição em apoiar projectos impactantes no sector das pescas, fundamentalmente ligados à produção de insumos.
A 15.ª edição do CaféCIPRA contou com a presença da ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, a directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, Filomena Vaz Velho, e o secretário de Estado para a Industria, Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues.
O CaféCIPRA é um espaço de diálogo directo entre governantes e representantes da sociedade civil.
Notícias
O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento de todos os utentes e público em geral que (...)
O Conjunto de Lideres Associativos Angolanos da Região Centro e Norte de Portugal, sob a coordenação da Casa de Angola em Coimbra e a Laços Angolanos no Porto - LAP, irá realizar uma Feira Cultural...
Comemorando a sua quinta edição, a conferência e exposição Angola Oil & Gas (AOG) reúne financiadores globais...
A Feira Internacional de Luanda é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos...