Sábado, 15 de Junho de 2024
menu
6 de junho de 2024

INVESTIMENTO NO SECTOR PESQUEIRO

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou 96 mil milhões de kwanzas para financiar 146  projectos do sector das pescas.

A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da instituição bancária, João Quintas, esta quarta-feira, 05 de Junho, durante a 15ª edição do CaféCIPRA, subordinada ao tema “Investimentos no sector pesqueiro e o seu impacto no desenvolvimento económico e social do país”.

De acordo com o gestor, dos 146 projectos aprovados, 123 estão em implementação.

O responsável explicou que o BDA, enquanto instrumento de política de impacto económico e social, tem na sua carteira uma parte considerável para o sector pesqueiro, que ocupa um lugar de destaque na instituição.

“Hoje, no cômputo geral, nós temos para o sector das pescas uma fatia de cerca de 20 por cento do total de crédito do banco”, precisou.

O PCA informou ser muito baixa a taxa de incumprimento dos reembolsos do financiamento, provavelmente resultante da da análise profunda do risco que é feita pela instituição.

“Nós fazemos uma análise muito profunda do risco de cada uma. E concorre para essa análise outro tipo de informação do sector. Uma informação que nos leva a inferir o nível de risco é se o Ministério está a conceder licenças ou não”, explicou.

João Quintas reiterou o compromisso da instituição em apoiar projectos impactantes no sector das pescas, fundamentalmente ligados à produção de insumos.

A 15.ª edição do CaféCIPRA contou com a presença da ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, a directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, Filomena Vaz Velho, e o secretário de Estado para a Industria, Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues.

O CaféCIPRA é um espaço de diálogo directo entre governantes e representantes da sociedade civil.

Notícias

13 de junho de 2024
ANGOTIC’2024 : “Digitalizar, Conectar e Inovar”

Começou hoje, o maior Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, que decorre sob o lema  (...)


11 de junho de 2024
FÓRUM DE LÍDERES GLOBAIS

Angola participa no evento comemorativo dos 60 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (...)


10 de junho de 2024
DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Presidente da República, João Lourenço, felicita povo português (...)

 


6 de junho de 2024
INVESTIMENTO NO SECTOR PESQUEIRO

Banco de Desenvolvimento de Angola apoia 146 projectos no valor de 96 mil milhões de kwanzas (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa