Terça-feira, 22 de MAio de 2018
menu
15 de fevereiro de 2018

Parlamento e órgãos de imprensa devem manter diálogo aberto

O líder do parlamento angolano quer ver melhoradas as relações institucionais e de trabalho entre a Assembleia Nacional e os órgãos de comunicação social, porque ultimamente têm surgido alguns equívocos e algumas incompreensões que considera urgente ultrapassá-las, através de uma abordagem franca, aberta e sem ideias pré-concebidas. “Temos missões diferentes, mas perseguimos os mesmos objectivos estratégicos que são construir um Estado democrático e de direito, respeitar a lei, defender os direitos fundamentais dos cidadãos e construir uma Angola melhor para todos os angolanos”, expressou.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, que falava na abertura do II encontro de carácter informativo e formativo com os órgãos de comunicação social, sob a égide da Assembleia Nacional, afirmou que o país tem procurado adequar-se a todos os desafios, ajustando as suas instituições à realidade do país, dotando-as de instrumentos à altura das situações a enfrentar. Precisou que a Assembleia Nacional, enquanto órgão representativo dos cidadãos angolanos e garante dos seus direitos e aspirações, faz parte deste processo, lutando para exercer as suas funções com maior eficácia e eficiência possíveis.

Todavia, disse que, enquanto representante dos cidadãos, a Assembleia Nacional tem consciência que o seu trabalho e a sua mensagem não fluirão sem a prestimosa ajuda e intermediação da comunicação social. Garantiu, com efeito, que o órgão de soberania que dirige está aberto para prestar toda a informação à comunicação social, de modo a prestar um melhor conhecimento da organização interna e do seu funcionamento, contribuindo para que a informação a veicular assente na verdade, isenção e imparcialidade.

O certame, em que participam profissionais da comunicação social (públicos e privados), deputados e funcionários parlamentares, aborda, entre outros temas, a visão jornalística sobre o poder legislativo versus ética e deontologia profissional, o processo legislativo e as terminologias parlamentares, assim como a relação entre o parlamento e o Executivo à luz da Constituição da República. Conta com prelectores renomados, entre os quais Celso Malavoloneke, secretário de Estado da Comunicação Social, e o deputado Joaquim Reis Júnior, presidente da 1ª comissão da Assembleia Nacional.

Notícias

21 de maio de 2018
Botswana quer cooperar na formação de quadros

O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, defendeu, em Gaberone, a  "extrema necessidade" do seu país e Angola caminharem de mãos dadas para  o desenvolvimento, progresso e bem-estar social de ambos países e  povos.


21 de maio de 2018
País exporta algodão para Portugal

A fábrica de tecidos de Benguela, Alassola, exportou entre Outubro de  2017 e 12 de Maio deste ano, 454 toneladas de fios de algodão para  Portugal, no quadro da internacionalização do negócio.


21 de maio de 2018
Selecção de futebol em Sub-20 afastada das competições pelo Malawi

A Selecção Nacional de Sub-20 de futebol ficou afastada ontem, ao perder  por 1-4, frente ao Malawi, de continuar a discutir o apuramento para a  disputa da 21.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a  decorrer o próximo ano, no Níger.


27 de março de 2018
Ministros concluem debate sobre a região

Os ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral  (SADC) concluem hoje, em Pretória (África do Sul) debates sobre os  desafios da região.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*