PR ANUNCIA REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO
Ao intervir na abertura da reunião do Conselho de Ministros, o Chefe de Estado avançou que pretende clarificar a questão da fiscalização do Parlamento aos actos do Presidente da República, entre outras matérias.
João Lourenço indicou que a revisão pontual abrangerá, também, a questão do processo de votação dos angolanos residentes no estrangeiro, bem como a questão do gradualismo das eleições autárquicas em Angola.
No seu discurso, o Chefe de Estado disse que a proposta, a ser apreciada pelo Conselho de Ministros, a partir de hoje (02 de Março), visa assegurar a estabilidade do país.
João Lourenço falou, igualmente, do atentado de Cafunfo, ocorrido em Janeiro último, e condenou com veemência todos os actos que visam dividir o Estado.
De igual modo, o Presidente da República falou sobre a questão da dupla nacionalidade de figuras políticas e da crise vigente na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD Angola).
Notícias
O Consulado de Angola no Porto promoveu no passado dia 10, uma palestra online, que teve como tema "O Papel da Mulher nos dias de Hoje".
A Embaixadora Isabel Godinho, Cônsul Geral deste Consulado, recebeu a Representante da Associação da Mulher Migrante Angolana no Porto, Maria Amélia da Silva, como preletora numa reflexão em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional de Mulher.
Na abertura do acto, a Cônsul geral Isabel Godinho depois de agradecer a presença de todos, começou por referir " a convicção de que a questão da igualdade do género e o empoderamento da mulher deve continuar a merecer a maior atenção da sociedade, partindo da adopção e implementação de políticas públicas visando a promoção de direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres."
A proposta da revisão pontual da Constituição submetida hoje pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à Assembleia Nacional, visa preservar a estabilidade social, corresponder a realidade e aos desafios do desenvolvimento do país.
Angola recebeu hoje 624 mil doses da vacina AstraZeneca - Oxford do Instituto Sérum da Índia, no âmbito da iniciativa Covax, que visa assegurar a distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19, em todo mundo.