Terça-feira, 9 de Março de 2021
menu
6 de fevereiro de 2021

PR PARTICIPA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA DA UA

O Presidente da República, João Lourenço, participou, este sábado, por videoconferência, na 34ª sessão ordinária da União Africana (UA), que analisou o relatório sobre as reformas institucionais em curso na organização.

 

Orientada pelo Presidente cessante da UA e Chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a sessão analisou também, entre outros documentos, o relatório sobre a Covid-19 no continente.

Em declarações à imprensa, em Luanda, no final da reunião, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, destacou a reeleição da angolana Josefa Sacko, para mais quatro anos, como comissária para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da UA.


O processo de votação, que reconfirmou a candidata angolana no posto, aconteceu à margem do primeiro dia da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, organizada por videoconferência a partir da sede da organização, em Addis Abeba (Etiópia).

A propósito da reeleição de Josefa Sacko, o ministro Téte António disse ser uma vitória do país que em três dias conseguiu eleger três quadros para os órgãos da União Africana.

Antes de Josefa Sacko o país já havia conseguido a eleição do docente universitário Wilson Almeida Adão, para membro do Comité de Peritos para o Bem-estar da Criança e o juiz de Direito, Pascoal António Joaquim, que integra o Comité do Conselho Consultivo da União Africana para a Corrupção.

Questionado sobre a presidência de Félix Tshisekedi na UA, o chefe da diplomacia angolana adiantou que o Estadista da RDC terá o apoio
 da Comissão da organização.


Durante a 34ª sessão ordinária da UA, a África do Sul passou o testemunho da presidência da UA para a República Democrática do Congo (RDC).


A União Africana consagra 2021 como o "Ano das Arte, Cultura e Património: Alavancas para Construir a África que Queremos".

O ano de 2020 teve como tema "Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África".

 

Notícias

8 de março de 2021
Momentos do acto comemorativo do 8 de Março, dia Internacional da Mulher.

3 de março de 2021
EXECUTIVO CLARIFICA LINHAS DA REVISÃO CONSTITUCIONAL

A proposta da revisão pontual da Constituição submetida hoje pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à Assembleia Nacional, visa preservar a estabilidade social, corresponder a realidade e aos desafios do desenvolvimento do país.


2 de março de 2021
Angola recebe primeiras vacinas

Angola recebeu hoje 624 mil doses da vacina AstraZeneca - Oxford do Instituto Sérum da Índia, no âmbito da iniciativa Covax, que visa assegurar a distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19, em todo mundo.


2 de março de 2021
INTERVENÇÃO DO PR NA REUNIÃO DO CM

Íntegra da intervenção do Presidente da República de Angola, João Lourenço, feita hoje na abertura da 2ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministro.

 


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências