Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
menu
26 de outubro de 2016

Sistema de concessão de vistos a estrangeiros poderá melhorar

Em declarações no programa Grande Entrevista da Televisão Pública de Angola (TPA), o ministro Georges Chikoti disse que a burocracia na concessão de vistos é uma realidade, mas estão a ser criados consensos.

“Há muitos países que se queixam, mas os órgãos já têm estado a trabalhar neste sentido para a melhoria de todo o sistema de concessão de vistos”, disse.

“Nós vivemos um período de uma guerra muito longa e, desde então, nunca conseguimos melhor o nosso sistema de controlo e é isso que precisamos de fazer, evoluindo de algum modo”, sublinhou o governante.

Acrescentou que em relação a isso há algum atraso e, por este facto, muitas vezes muitos cidadãos nacionais são também penalizados com medidas de reciprocidade.

“Penso eu que, até o início do próximo ano, poderemos evoluir nesta questão e reduzir o tempo para a concessão, bem como a assinatura de acordos bilaterais, também com este objectivo”.

Por outro lado, em relação ao processo de reformas na diplomacia angolana, o ministro frisou que foi efectuado um estudo, tendo como base as situações também de crise económica e financeira, que prevê a redução, através do encerramento de algumas missões, no caso já definidas como sete, ou transferência de outras.

“Esta é uma decisão que não se toma de forma fácil, nem precipitada, mas tudo isto poderá ir até ás próximas eleições”, disse.

Explicou ainda que este estudo tem por base o volume de vistos que são dados, as receitas e outros aspectos.

Notícias

22 de agosto de 2018
Fórum económico entusiasma alemãs

Empresários alemães estão entusiasmados em participar no fórum  económico, a ser aberto hoje pelo Presidente João Lourenço, afirmou  ontem, em Berlim, o ministro das Relações Exteriores.


22 de agosto de 2018
Países podem já recorrer ao banco do BRICS

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira criada  pelo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), está agora  disponível para financiar países não membros, assumindo-se como uma  fonte de financiamento de projectos público-privados.


22 de agosto de 2018
Xadrez: Angolanos representam África no mundial da Turquia

Os mestres internacionais David Silva e Esperança Caxita vão representar o continente africano no campeonato do mundo de xadrez na categoria de juniores a disputar na Turquia de 3 a 16 de Setembro do corrente ano.


25 de julho de 2018
José Patrício inicia funções na Turquia

Ankara - O diplomata José Gonçalves Martins Patrício iniciou nesta terça-feira (dia 24) as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República da Turquia, com a entrega das cartas credenciais ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*