Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
menu
22 de fevereiro de 2024

reforço das relações bilaterais entre Angola e a República Checa

Angola e a República Checa assumiram, em Praga, o compromisso de promover debates sobre a prevenção e resolução pacífica de conflitos internacionais, e a troca de pontos de vista e análise da cooperação bilateral, em questões regionais e internacionais.

A intenção consta do memorando de entendimento rubricado ontem, na capital checa, pelos chefes das diplomacias dos dois países, designadamente Téte António e Jan Lipavsky, que visa reforçar a amizade e cooperação entre Angola e a República Checa.

A assinatura do documento, que reflecte a intenção das duas partes em aprofundar a relação bilateral, foi testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo checo, Petr Pavel.

Neste quadro, fica aberta a oportunidade de os dois órgãos manterem conversações e consultas regulares sobre vários assuntos de interesse comum.

O memorando ressalta questões de índole internacional ligadas aos dois países, como interacção nos fóruns em que ambos participem.

De acordo com o documento, as consultas serão realizadas alternadamente na República de Angola e na República Checa e, sempre que necessário, à margem das actividades de organizações internacionais.

O aprofundamento e expansão da cooperação política, económica, cultural, tecnológica, consular e outras, também farão parte das consultas bilaterais, bem como os temas inscritos nas agendas das organizações internacionais das quais os dois países são membros.

Os ministérios vão poder igualmente cooperar em questões ao nível das suas missões diplomáticas e consulares e incentivar a relação entre as suas instituições de investigação no domínio das relações internacionais.

As partes confirmaram, deste modo, o compromisso com os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas e reconheceram os benefícios da comunicação e consultas regulares entre os dois países nos mais variados níveis.

No âmbito da visita de Estado de dois dias a Praga, o Presidente da República recebeu cumprimentos de boas-vindas, no Castelo de Praga, com honras militares, assinou o Livro de Honra. João Lourenço esteve ainda no Senado e manteve um encontro com o presidente daquele órgão da República Checa, Milos Vystrcil. A agenda do Chefe de Estado  encerrou,ontem, com um jantar oferecido pelo Presidente da República Checa.

Notícias

16 de abril de 2024
Atracção de investimento para o sector mineiro nas prioridades do Governo

O sector dos Recursos Minerais em Angola é desafiante e continua em busca da atracção de investimento e da descoberta...


10 de abril de 2024
APANG incentiva parcerias público-privadas no ramo portuário do país

O financiamento nas infra-estruturas portuárias do país, com o recurso à parceria público-privadas, foi defendido terça-feira, na cidade do Soyo...


10 de abril de 2024
João Lourenço dialoga com novo primeiro-ministro português

O Presidente da República, João Lourenço, conversou esta terça-feira, ao telefone, com o novo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro...


1 de abril de 2024
PR nomeia ministro do Turismo

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, em decreto, Márcio de Jesus Lopes Daniel, ministro do Turismo (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa