Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
menu

Notícias

  • 4 de setembro de 2017
    Joseph Kabila acredita embaixador angolano

    O diplomata angolano José João Manuel “Jota” apresentou sábado, em  Kinshasa, as Cartas Credenciais ao Presidente Joseph Kabila, que o  acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na  República Democrática do Congo (RDC).

    4 de setembro de 2017
    Pintor Mumpasi Meso trabalha em público

    Com pícaros de pintura ao vivo durante quinze minutos, para  admiração do público, o artista plástico Mumpasi Meso encerrou, na  sexta-feira, na galeria Tamar Golan, em Luanda, a sua exposição que  esteve patente de 18 de Agosto a 1 de Setembro.

    4 de setembro de 2017
    Campeões no topo do palmarés

    Regressada do resgate do título no Afrobasket’99, em Luanda, Angola abre  um domínio nunca antes visto no continente, ao conquistar seis  campeonatos consecutivos.

    17 de agosto de 2017
    Chikoti destacou obra do Presidente

    O legado político do Presidente José Eduardo dos Santos na  condução do Estado angolano e o seu contributo para a libertação de  Mandela foram destacados ontem, em Pretória (África do Sul), pelo  ministro das Relações Exteriores, durante um encontro interactivo  televisivo com os ministros dos negócios estrangeiros dos países membros  da SADC.

    17 de agosto de 2017
    Lopito Feijó no Instituto Camões

    O mais recente livro de Lopito Feijóo intitulado “Imprescindível  Doutrina Contra”, é apresentado hoje, às 18h30, no auditório Pepetela,  do Camões- Centro Cultural Português, em Luanda, após ter sido lançado a  23 de Junho em Lisboa.

  • 17 de agosto de 2017
    Selecção Nacional ensaia detalhes de jogo

    Os Palancas Negras voltam a ensaiar, hoje às 16h00, nas instalações do  Interclube, no Rocha Pinto, em Luanda, as situações de jogo, com realce  para a finalização e a organização defensiva, visando o desafio com os  Escorpiões do Madagáscar, sábado à tarde, no Estádio Nacional 11 de  Novembro, no município de Belas.

    7 de agosto de 2017
    Georges Chikoti na posse de Rohani

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, assistiu  sabádo, na República Islâmica do Irão, a cerimónia de investidura do  Presidente Hassan Rohani, reeleito para um segundo mandato de quatro  anos, durante as eleições de Maio último.

    7 de agosto de 2017
    Estudantes universitários incentivados à investigação

    Os estudantes do ensino superior na província do Moxico foram este  sábado, no Luena, incentivados a primar pela investigação científica e  "constantes pesquisas" para melhor capacitação e aquisição de  conhecimento.

    7 de agosto de 2017
    1º de Agosto sofre no Luena para continuar na competição

    O 1º de Agosto sofreu ontem para derrotar o Kafalongo do Cunene (AKC),  por 2-1, no Estádio Municipal dos Castilhos, na cidade de Ondjiva, em  desafio dos 16 avos-de-final da Taça de Angola, com os adeptos dos dois  emblemas a lotarem os 5 mil lugares.

    31 de julho de 2017
    Os licenciados e o emprego

    As Universidades e Institutos Superiores diplomaram, nos últimos dois  anos, em Luanda, cerca de nove mil estudantes. Apesar de licenciados  muitos ainda estão sem emprego. Dados recolhidos nos Centros de Emprego  em Luanda, indicam que mais de dois mil licenciados estão à procura do  seu primeiro emprego.

  • 31 de julho de 2017
    Investidores portugueses apostam na exportação

    As empresas portuguesas, que operam em Angola, vão apostar na aquisição  de bens de produção nacional com vista a serem exportados para o mercado  europeu, disse quinta-feira, em Luanda, o presidente da Câmara de  Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA).

    31 de julho de 2017
    Petro e Kabuskorp dividem pontos no 11 de Novembro

    Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca perderam pontos e terreno na luta  pela conquista do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola  Zap, ao empatarem ontem a um golo, no encerramento da disputa da 21ª  jornada, numa tarde em que o líder, 1º de Agosto, venceu o Bravos do  Maquis por 1-0.

    25 de julho de 2017
    Revitalização do ensino técnico com financiamento da UE

    Angola e União Europeia rubricaram ontem, em Luanda, um  acordo de financiamento do projecto de revitalização do ensino técnico e  formação profissional, avaliado em 22 milhões de Euros (equivalente a  4.059 mil milhões de kwanzas).

    25 de julho de 2017
    Angola: BNA vende mais de 173 milhões de euros

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, nos últimos sete dias, no mercado financeiro, 173,5 milhões de euros (equivalente a USD 193,9 milhões), menos 48,1 milhões em comparação com o período anterior.

    25 de julho de 2017
    1.º de Maio e Libolo jogam hoje às 15H00 no Municipal de Benguela

    O 1.º de Maio e o Recreativo do Libolo defrontam-se, hoje às 15h00, no  Estádio Municipal de Benguela, em jogo de acerto ao calendário à contar  para a 19.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão,  Girabola Zap.

  • 18 de julho de 2017
    Pescas têm academia

    A Academia de Pescas e Ciências do Mar inaugurada ontem pelo  Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, em representação do  Presidente da República, José Eduardo dos Santos, vai formar quadros  nacionais e de outros países da região que não dispõem de universidades  semelhantes.

    18 de julho de 2017
    Angolano eleito líder de associação da CPLP

    O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Orlando Manuel da Mata,  foi eleito presidente do Conselho de Administração da Associação das  Universidades de Língua Portuguesa, cargo que vai desempenhar até ao ano  2020.

    18 de julho de 2017
    SSP regressa aos palcos com digressão ao Índico

    O grupo rap SSP prepara o regresso aos palcos moçambicanos para dois  espectáculos nos dias 3 e 4 de Novembro, 18 anos depois da última  paragem por este país do Índico, anunciou, em Luanda, um dos integrantes  do quarteto.

    11 de julho de 2017
    Encontro no Eliseu

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou ontem o seu homológo  angolano pelo processo de transição em curso no país, tendo reafirmado o  desejo do seu Governo em reforçar as relações com Angola.

    11 de julho de 2017
    Infrasat já vende reservas de sinal

    A sociedade comercial angolana “Infrasat” assinou ontem com a  Televisão Pública de Angola (TPA) e com a empresa de telecomunicações da  República Democrática do Congo “Renatelsat” contratos para a venda de  reserva das capacidades do Angosat-1.

  • 11 de julho de 2017
    Euclides da Lomba satisfeito com a decisão

    Os angolanos devem orgulhar-se por a cidade de Mbanza Kongo ter sido  elevada  a Património Mundial, afirmou, ontem, em Cabinda, o secretário  provincial da Cultura, Euclides da Lomba.

    6 de julho de 2017
    União Africana elogia condução das eleições

    A União Africana está satisfeita com o andamento do processo eleitoral  em Angola, qualificando-o de “justo, transparente e exemplar” e  encorajaram as “instituições” que o conduzem a prosseguirem com o mesmo  rigor e dedicação.

    6 de julho de 2017
    Banca exortada às boas práticas

    O volume de activos do sistema bancário era, em Dezembro de 2016, de  10,110 triliões de kwanzas, em que o crédito à economia representava 3,6  triliões e o crédito vencido é de 918.265  milhões (25,37 por cento do  total), e o malparado 455.306 milhões (12,58), revelou ontem, em Luanda,  o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

    6 de julho de 2017
    Maquis goleia JGM e sai da zona vermelha

    O FC Bravos do Maquis deu importante passo para afastar-se da zona de  descida da tabela classificativa, ao golear ontem o JGM do Huambo, por  3-0, no estádio Jonas Kufuna Mundunduleno, no Luena, na antecipação da  abertura da 19.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão,  Girabola Zap.

    28 de junho de 2017
    Ministério das Finanças afina o controlo total das receitas

    As receitas que entram na Conta Única do Tesouro (CUT) têm, desde  Fevereiro último, um maior controlo, resultante da entrada em  funcionamento de tecnologia informática actualizada instalada pelo  Ministério das Finanças, nos seus mais variados serviços.

  • 28 de junho de 2017
    Anselmo Ralph quer adesão da juventude

    O músico Anselmo Raph solicitou na segunda-feira, em Luanda, uma participação massiva dos jovens nas eleições de 23 de Agosto.

    28 de junho de 2017
    Angola defronta favoritas na primeira fase da prova

    A Selecção Nacional sénior feminina de andebol está enquadrada no Grupo A  do 23º Campeonato do Mundo que se realiza de 1 a 17 de Dezembro próximo  nas cidades alemãs de Bietigheim-Bissingen, Trier, Oldenburgo e  Hamburgo.

    23 de junho de 2017
    Africanos e europeus usam diferentes abordagens

    Declarações do Secretário-Geral da ONU proferidas no Seminário  Internacional de Solidariedade com os Refugiados, que decorre em  Campala, capital do Uganda, parecem demonstrar as prioridades e  diferenças das estratégias dos países pobres, maioritariamente  africanos, e dos países ricos, maioritariamente europeus, no tratamento  aos refugiados.

    23 de junho de 2017
    Acordo aduaneiro comum entra em vigor

    O acordo de cooperação sobre Assistência Administrativa Mútua em matéria  aduaneira, entre os governos de Angola e da Namíbia, assinado em Santa  Clara, em Julho de 2016, tem curso legal desde segunda-feira, quando foi  publicado em Diário da República, noticiou a Angop.

    23 de junho de 2017
    Novo livro de Lopito Feijóo no Grémio Literário de Lisboa

    O escritor Lopito Feijóo lança hoje, às 18h30, no Grémio Literário de  Lisboa, o seu mais recente livro, “Imprescindível Doutrina Contra”, cuja  apresentação está a cargo do académico e jornalista José Jonuel  Gonçalves e da historiadora e escritora Ana Paula Tavares.

  • 9 de junho de 2017
    Georges Chikoti está em Abuja

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, encontra-se desde a  tarde de ontem em Abuja, Nigéria, onde participa, a partir de hoje, no  16º Encontro Africano-Nórdico dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

    9 de junho de 2017
    Angola: Responsável defende expansão do ensino especial no país

    Luanda - O presidente da (ANDA) Associação Nacional de Deficientes Angolanos, Silva Lopes Etiambulo, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a expansão de estabelecimentos de ensino especial para permitir que as crianças com deficiência tenham acesso a educação.

    9 de junho de 2017
    Percurso artístico do rei Elias em DVD

    O percurso artístico do rei da música angolana, Elias dya  Kimuezu, passa a ter uma maior divulgação e projecção às novas gerações  com a gravação em CD e DVD dos seus melhores sucessos, uma iniciativa a  ser financiada pelas União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC)  e  dos Escritores Angolanos (UEA).

    2 de junho de 2017
    Angola presente no Fórum de Mulheres Líderes para a Transformação da África

    Nova Iorque - A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, representa Angola no Fórum de Alto Nível de Mulheres Líderes para a Transformação da África, que decorre desde quinta-feira na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

    2 de junho de 2017
    Protecção primária começa na família

    O director nacional para as Políticas Familiares do Ministério da  Família e Promoção da Mulher,  disse ontem, em Luanda, que a protecção  primária do cidadão e das crianças deve começar na família.

  • 2 de junho de 2017
    cantora-angela-ferrao-lanca-minhas-raizes

    Minhas raízes” é o título do segundo disco de Ângela Ferrão a ser  lançado amanhã, às 8h00, na Praça da Independência, em Luanda. No  domingo a mesma hora, a cantora promove uma sessão de venda e assinatura  de autógrafos, na Casa da Juventude em Vianda

    25 de maio de 2017
    Os novos desafios de África

    África celebra hoje o seu 54º aniversário com o desafio de  promover  as mudanças necessárias para implementar as reformas recomendadas por  pensadores africanos para o continente alcançar o desenvolvimento  sustentável.

    25 de maio de 2017
    Variedade biológica angolana é das mais ricas do continente

    A diversidade biológica angolana é uma das mais ricas de África. Esta deve-se a vários factores, dos quais se destacam a própria superfície do país, a sua posição geográfica, a diversidade de ecossistemas que possui (terrestres, marinhos e costeiros) e o facto de Angola ter sido uma zona de refúgio na última época glaciar.

    25 de maio de 2017
    Biblioteca facilita acesso dos estudantes aos livros

    Integrar a comunidade académica no espírito literário, facilitar  o contacto dos estudantes universitários com a literatura e incentivar o  hábito de leitura são os propósitos da realização da 5.ª Feira do Livro  que começa hoje e dura uma semana, das 9 às 17 horas, no Departamento  de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho  Neto (UAN), em Luanda.

    5 de maio de 2017
    Pequenas iniciativas têm apoio do Estado

    As pequenas iniciativas empresariais nas comunidades têm o apoio  garantido das instituições do Estado, designadamente do Instituto  Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (Inapem).

  • 5 de maio de 2017
    Festival Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude

    A segunda edição do Festival Internacional de Teatro para a  Infância e a Juventude (FESTIJ) realiza-se de 15 de Setembro a 15 de  Outubro, no Centro de Animação Artística do Cazenga (Anim’art), com a  participação de companhias da Alemanha e da França.

    5 de maio de 2017
    Rivais desfazem igualdade hoje

    Igualados a uma vitória na eliminatória à melhor de cinco partidas, 1º  de Agosto e Petro de Luanda desfazem hoje às 18h00,  no Pavilhão  Victorino Cunha, a igualdade na disputa da série das meias-finais dos  “play-off” da 39ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de  basquetebol, BIC-Basket.

    27 de abril de 2017
    Comboio dinamiza a economia nacional

    A circulação do comboio entre as cidades de Menongue (Cuando  Cubango) e Lubango (Huíla), de segunda-feira a sábado, continua a  afirmar-se como um dos principais ganhos da população da região.

    27 de abril de 2017
    Progresso Sambizanga vence a fase provincial

    A vitória do ASA sobre a Marinha de Guerra, por 28-26 (após  desfavoráveis 12-13, ao intervalo), permitiu ao Progresso Sambizanga  ocupar o primeiro posto da fase provincial de Luanda da Taça de Angola,  em andebol sénior feminino.

    27 de abril de 2017
    Teatro angolano na Argentina

    O colectivo de teatro Olonguisse, da província do Cunene, foi  seleccionado para participar no Circuito Internacional de Teatro deste  ano, que decorre desde o passado dia 12 até 26 de Novembro, em Buenos  Aires, capital da República da Argentina.

  • 26 de março de 2017
    Administração voltada para o cidadão

    O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais apelou aos  gestores municipais e de unidades urbanas para desenvolverem, todos os  dias, uma administração local voltada cada vez mais para o cidadão e que  resolva os seus problemas.

    26 de março de 2017
    Homens de negócios da Namíbia investem na produção nacional

    Empresários namibianos pretendem investir ainda este ano na  localidade do Liapeca, Cuando Cubango, na produção de milho, carne,  leite, peixe e frutas em grande escala, para o consumo a nível do país e  para exportação para algumas regiões da SADC.

    26 de março de 2017
    Selecção começa trilho para o Afrobasket

    A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol defronta hoje às  18h00, a similar da África do Sul, na cidade de Lusaka, Zâmbia, em  partida que marca a sua estreia no Torneio de Apuramento da Zona 6 da  eliminatória do Grupo G.

    13 de março de 2017
    Direitos da mulher debatidos nas Nações Unidas

    Uma delegação multissectorial angolana chefiada pela ministra da Família  e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, participa a partir de hoje, em  Nova Iorque, na 61.ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a  Condição da Mulher.

    13 de março de 2017
    Presidente assiste em Laúca ao enchimento da barragem

    Laúca é um projecto ambicioso. Por detrás dele está um estrutura  gigantesca. Das fundações que suportam a enorme estrutura aos milhares  de trabalhadores, da tomada de água à albufeira, é tudo um “manifesto”  de grandiosidade.

  • 13 de março de 2017
    Santa Rita enfrenta Kabuscorp no Uíge

    Santa Rita de Cássia recebe o Kabuscorp do Palanca hoje, às 15h30, no  Estádio Municipal 4 de Janeiro, na capital da província do Uíge, em jogo  da sequência da quinta jornada da 39.ª edição do Campeonato Nacional de  Futebol da I Divisão, Girabola Zap'2017.

    15 de fevereiro de 2017
    Angola na conferência sobre finanças públicas

    Delegações do Ministério do Planeamento e do Tribunal de Contas de  Angola participam em Bissau (Guiné-Bissau) na “Grande conferência sobre o  controlo externo das finanças públicas nos PALOP e Timor-Leste”.

    15 de fevereiro de 2017
    Angola mantém liderança na produção

    Angola manteve-se em Janeiro como o maior produtor de petróleo de  África, ao ultrapassar a Nigéria, noticiou a edição de Fevereiro do  Boletim mensal sobre o mercado petrolífero, divulgado em Viena pela  Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

    15 de fevereiro de 2017
    Lançamento do satélite vai permitir o aumento das infraestruturas de telecomunicações

    Luanda- O director nacional das Telecomunicações, Eduardo Sebastião, admitiu terça-feira, em Luanda, que a concretização do lançamento do primeiro satélite nacional vai permitir o aumento das infra-estruturas de telecomunicações e facilitar os serviços oferecidos à população.

    1 de fevereiro de 2017
    Angola: Parlamento aprova Resolução sobre Carta Africana do Transporte Marítimo

    Os deputados da Assembleia Nacional votaram nesta terça-feira, por unanimidade, com 172 votos, o Projecto de Resolução que aprova, para Ratificação pelo Presidente da República, a Carta Africana do Transporte Marítimo Revisto.

  • 1 de fevereiro de 2017
    Inovação na ciência tem forte impacto no crescimento

    O ministro e chefe da Casa Civil da Presidência da República,  Manuel da Cruz Neto, defendeu ontem, em Luanda, o aumento do número de  cientistas, técnicos e engenheiros no processo de inovação e  desenvolvimento tecnológico, quer em ambientes universitários ou  institutos de pesquisa, quer nas empresas, para gerar crescimento social  e económico.

    1 de fevereiro de 2017
    Futebol: FAF suspende Benfica de Luanda por dois anos

    A Federação Angolana de Futebol (FAF) suspendeu o Benfica de Luanda por dois anos, na sequência da desistência do campeonato nacional de futebol da I divisão Girabola2017, noticia hoje o canal desportivo da Rádio Nacional de Angola.

    20 de janeiro de 2017
    Chikoti solicita apoios

    Angola solicitou, na quarta-feira, o apoio da Guiné-Bissau a favor dos  dois candidatos angolanos para os cargos propostos no âmbito das  eleições dos membros da Comissão da União Africana.

    20 de janeiro de 2017
    Instituição substituta do BESA tem o primeiro ano de ganhos

    O Banco Económico anunciou ontem resultados de cerca de dez mil milhões  de kwanzas em 2015, o primeiro ano de actividade após a intervenção do  BNA, que em 2014 diluiu as participações dos antigos accionistas do  Banco Espírito Santo Angola (BESA), dando origem à nova instituição  financeira.

    20 de janeiro de 2017
    Libolo e 1.º de Agosto com tarefas árduas

    Os jogos ASA-Recreativo do Libolo, às 16h00, no Pavilhão Anexo II da  Cidadela Desportiva, e 1.º de Agosto-Desportivo da Marinha, às 18h00, no  Victorino Cunha, são as partidas de  maior cartaz da nona jornada e  última da primeira volta da fase regular da 38ª edição do Campeonato  Nacional sénior masculino de basquetebol, BIC-Basket.

  • 6 de janeiro de 2017
    Angola: Exaltado patriotismo dos intervenientes no processo de registo eleitoral

    O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, reiterou nesta quinta-feira, em Luanda, os agradecimentos do Executivo angolano a todos quantos contribuíram para o êxito da primeira fase do registo eleitoral.

    6 de janeiro de 2017
    Angola: Proprietários de imóveis aderem ao pagamento do IPU

    Luanda - Uma média diária de 40 a 50 contribuintes afluem, desde segunda-feira, a 4ª Repartição Fiscal da Administração Geral Tributária, em Talatona (Luanda), para o pagamento do Imposto Predial Urbano (IPU).

    6 de janeiro de 2017
    Malanje: Ministro dos Antigos Combatentes ressalta importância do 4 de Janeiro

    Quela - O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira Van-Dúnem, afirmou nesta quarta-feira, no município do Quela, província de Malanje, que o 4 de Janeiro de 1961 constitui um dos mais relevantes acontecimentos no processo de libertação do país.

    20 de dezembro de 2016
    Georges Chikoti regressou do périplo por África

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, chegou na noite de hoje, segunda-feira, ao país, depois de uma digressão, de uma semana pelo continente africano, marcada por visitas à República do Congo, Tchad, Guiné Equatorial e Argélia.

    20 de dezembro de 2016
    Bancos comerciais angolanos entre os maiores do continente

    Um total de oito bancos de Angola integram a lista das principais cem  instituições bancárias de África da última edução da revista “African  Business”, publicada durante o mês em curso.

  • 20 de dezembro de 2016
    Ministro Archer Mangueira quer serviço tributário forte

    Os funcionários da Administração Geral Tributária (AGT) foram  aconselhados pelo ministro das Finanças a empenharem-se, cada vez mais,  para que a instituição se torne mais forte e de referência no sector  das finanças públicas.

    30 de novembro de 2016
    Paz e estabilidade na RCA são analisadas em cimeira

    A segurança e estabilidade da República Centro Africana é hoje  avaliada numa cimeira a decorrer em Libreville, Gabão, na qual o  ministro Georges Chikoti representa o Chefe de Estado angolano, José  Eduardo dos Santos, na qualidade de Presidente da Conferência  Internacional da Região dos Grandes Lagos.

    30 de novembro de 2016
    Banco chinês financia barragem com 4,2 mil milhões

    O ministro das Finanças, Archer Mangueira, assinou ontem, em Pequim, com  o Banco Industrial e Comercial da China (ICCB) um acordo de 4,5 mil  milhões de dólares para financiar a construção da barragem  hidroeléctrica de Caculo Cabaça.

    30 de novembro de 2016
    Pérolas voltam a vencer

    Angola derrotou ontem o Senegal por 31-18, no Pavilhão Multiusos  do Kilamba, em partida referente à segunda jornada do Grupo A do 22º  Campeonato Africano seniores femininos de andebol, com o objectivo de  recuperar o título continental em posse da Tunísia, perdido há dois anos  em Argel (Argélia).

    23 de novembro de 2016
    Professor qualificado é o desafio do sector

    O ministro da Educação, Pinda Simão, apontou ontem, no Sumbe,  Cuanza Sul, que a prioridade do sector é a qualificação profissional do  professor e da educação nos diversos subsistemas de ensino e  aprendizagem, processo que se encontra bem avançado, tendo em conta os  avultados investimentos que o Executivo efectuou nos últimos 14 anos.

  • 23 de novembro de 2016
    Comércio licencia novos operadores do mercado

    Mais de sessenta mil alvarás comerciais foram emitidos nos últimos três  anos, a contar desde Outubro de 2013 até ao mesmo mês deste ano, afirmou  quinta-feira, em Benguela, o director-adjunto do Centro Integrado de  Desenvolvimento das Actividades Comerciais (CIDAC).

    23 de novembro de 2016
    Apresentado novo cônsul geral de Angola em Lisboa

    O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apresentou a comunidade angolana residente em Portugal o novo cônsul -geral de Angola em Lisboa, Narciso do Espírito Santo Júnior.

    4 de novembro de 2016
    Angola: Chikoti advoga cuidado nos instrumentos jurídicos internacionais

    Luanda - A necessidade de um tratamento cuidadoso dos instrumentos jurídicos internacionais, tendo em conta a sua especificidade, complexidade e interligação com o direito interno público, em obediência ao princípio segundo o qual os acordos assumidos devem ser respeitados, foi defendida hoje, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    4 de novembro de 2016
    Quiminha já abastece grandes superfícies

    O projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional de  Quiminha, município do Icolo e Bengo, continua a dar frutos e de boa  qualidade.

    4 de novembro de 2016
    Kabuscorp discute posição no Girabola

    Kabuscorp do Palanca e Progresso da Lunda Sul abrem hoje às 15h30, no  Estádio Municipal dos Coqueiros, a 30ª e última jornada do Campeonato  Nacional de Futebol da I Divisão Girabola ZAP, que termina amanhã, com  as atenções dos adeptos voltadas para o clássico dos clássicos entre o  1º de Agosto e o Petro de Luanda.

  • 26 de outubro de 2016
    Sistema de concessão de vistos a estrangeiros poderá melhorar

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, referiu segunda-feira, em Luanda, que medidas para melhorias do sistema de concessão de visto nos consulados angolanos estão em estudo da parte dos órgão que intervém em todo o sistema.

    26 de outubro de 2016
    Mercado é atractivo para os investidores

    Angola foi o sétimo destino do investimento directo estrangeiro em  África no ano passado, com projectos de investimento no valor de 2,7 mil  milhões de dólares, absorvendo quatro por cento do total investido no  continente africano, de acordo com o relatório “The Africa Investment  Report 2016”, publicado pelo Financial Times.

    6 de outubro de 2016
    Vitória de Guterres é importante para África e lusofonia

    O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, afirmou hoje, em declarações à Lusa, que a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas é "muito importante" para África e em particular para a lusofonia.

    6 de outubro de 2016
    Reino Unido quer apoiar Angola na diversificação da economia

    O Reino Unido pretende apoiar Angola na diversificação da economia, designadamente nos sectores agrícola e da energia, tendo em conta os actuais desafios macroeconómicos derivados da queda do preço do petróleo no mercado internacional.

     
  • 6 de outubro de 2016
    Formação de quadros tem grande investimento

    A educação e o ensino são componentes determinantes da política  socioeconómica do Estado angolano, porque contribuem para a formação de  cidadãos qualificados e com habilidades para participar de forma  efectiva no processo de desenvolvimento do país.

    1 de setembro de 2016
    Swazilândia: SADC apoia candidatura de Angola no conselho dos direitos humanos da ONU

    Mbabane (Dos enviados especiais) - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai apoiar a candidatura de Angola para membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, cuja eleição deverá ocorrer em Setembro do próximo ano, em Genebra, Suíça.

    1 de setembro de 2016
    Angola: Ministro diz que financiamento da educação é forma de distribuição da riqueza

    O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, advogou nesta quinta-feira que o financiamento da educação e do ensino, pelo Estado, é uma das formas privilegiadas de redistribuição da riqueza nacional e de combate à pobreza.

    1 de setembro de 2016
    Futebol: Desportivo da Huíla vence Misto do Lubango

    O Desportivo da Huíla venceu hoje (quinta-feira), no estádio do Ferroviário, o misto de futebol do Lubango, por 5-1, em jogo de preparação à 23ª jornada do Girabola2016, em que defrontará o Petro de Luanda.

    28 de julho de 2016
    ONU: Ministro Chikoti discursa no CS sobre consolidação da paz em África

    Nova Iorque - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participa hoje (quinta-feira) no debate aberto do Conselho de Segurança sobre a "Consolidação da paz em África", a ter lugar em Nova Iorque, onde chegou quarta-feira.

  • 28 de julho de 2016
    Quedas de Carinda atraem turistas

    Kunda-dia-base - As quedas de Carinda, no município do Kunda-Dia-Base, a 172 quilómetros a noroeste da cidade de Malanje, pouco conhecida pela população malanjina, constituem um dos principais pontos de atracção dos turistas locais e visitantes.

    28 de julho de 2016
    Taça de Angola: Treinador considera positiva actuação do JGM

    Huambo - O técnico do Grupo Desportivo JGM do Huambo, Águas Zeca da Silva, considerou nesta quarta-feira positiva a actuação da sua equipa no jogo diante do Petro de Luanda, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Angola, apesar da eliminação.

    4 de julho de 2016
    Ministra da Cultura reitera necessidade de se incutir nas crianças hábitos de leitura

    Luanda- A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, reiterou neste domingo, em Luanda, a necessidade de se incutir nas crianças o hábito de leitura, visto que o livro é um meio para se aprender a preservar e valorizar valores e a construção de uma nação.

    4 de julho de 2016
    Huila: Apelos a diversificação da economia é destaque semanal

    Lubango - O apelo da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), junto dos seus fiéis, para que ajudem o executivo em programas atinentes ao processo da diversificação da economia em curso no país, marcou o destaque do noticiário económico semanal.

    4 de julho de 2016
    Futebol/Taça de Angola: Interclube elimina Benfica nos penaltes

    Luanda - Um falhanço de Bena na marcação de grandes penalidades ditou o afastamento do Benfica de Luanda dos oitavos de final da Taça de Angola em futebol, após derrota de 3-5, diante do Interclube, sábado no estádio 11 de Novembro, na capital, após empate (1-1) no tempo regulamentar.

  • 8 de junho de 2016
    Laboratório de Línguas contribuirá para formação mais sólida dos diplomatas

    Luanda - A formação de diplomatas angolanos, bem como a sua superação no domínio de línguas, ganhará um maior impulso com a entrada em funcionamento, ainda este ano, do Laboratório de Línguas do Instituto Superior de Relações Internacionais, de acordo com o ministro do sector Georges Chikoti.

    8 de junho de 2016
    Actualização da carreira do investigador vai dignificar a classe - Ministra

    Luanda - O Ministério da Ciência e Tecnologia (Minct) está a trabalhar na actualização da carreira do investigador científico e do técnico de investigação para melhorar a investigação, garantiu hoje (terça-feira), em Luanda, a ministra Maria Cândida Teixeira.

    8 de junho de 2016
    Basquetebol: 1º de Agosto sagra-se campeão nacional

    Luanda - O 1º de Agosto sagrou-se esta terça-feira campeão nacional de basquetebol sénior masculino, ao derrotar o Recreativo do Libolo, por 93-83, no quinto jogo dos play-off final, disputado no pavilhão Victorino Cunha.

    25 de maio de 2016
    Angola pode ter novo Código Penal até final do ano

    A República de Angola poderá contar até ao final do ano com um novo Código Penal, em substituição do actual que data de 1886, e que responda o nível e perspectivas de desenvolvimento do país, declarou hoje, terça-feira, à Angop, o ministro da Justiça e do Direitos Humanos.

    25 de maio de 2016
    Zona industrial nasce no Nzeto em 2017

    O administrador municipal do Nzeto, Jerónimo Timóteo, anunciou, para 2017, a criação de uma zona industrial na circunscrição. Em entrevista à Angop, esclareceu que a zona industrial será instalada numa área de 900 hectares que está a ser desminada.

  • 25 de maio de 2016
    Angola: UAN e empresa Aceira de Angola assinam protocolo de cooperação

    A Universidade António Agostinho Neto (UAN) e a empresa Aceira de Angola (ADA) assinaram nesta quarta-feira, em Luanda, um protocolo de cooperação com o objectivo de desenvolver a investigação no âmbito do “estudo, reconhecimento e avaliação das manifestações ferríferas de Angola”.

    4 de maio de 2016
    Política e legislação migratória de Angola discutida no Mirex

    Luanda - A situação dos migrantes e a avaliação dos programas, políticas e lei migratória de Angola, dominaram a reunião de hoje, em Luanda, entre o perito da ONU em Direitos Humanos Francois Crépeau e o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    4 de maio de 2016
    Banco Económico promove iniciativa para apoiar espaço

    Luanda- O Banco Económico associou-se ao Museu Regional da Huíla, através de uma iniciativa de recolha de livros infantis para o novo espaço "Contador de Histórias" do museu, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, a instituição.

    4 de maio de 2016
    Malanje: Turismo permite convivência na diferença

    Malanje - O turismo, como actividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, facilita a convivência das pessoas na diferença, disse hoje, em Malanje, o operador turístico da Associação Turismo Rural e Aventura Venha Testemunhar Angola a Acontecer (Trevogel), Cândido Carneiro.

    7 de abril de 2016
    Benguela: Governador inaugura empreendimentos sociais no Balombo

    Benguela - Quatro empreendimentos sociais erguidos no quadro do programa de investimentos públicos e de combate a fome e a pobreza foram inaugurados quarta-feira pelo governador provincial de Benguela, Isaac Francisco Maria dos Anjos, no quadro da sua visita de trabalho ao município do Balombo, 150 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela.

  • 7 de abril de 2016
    Angola: Investidos mais de 20 milhões de dólares para debelar actual situação sanitária

    Pelo menos 22 milhões de dólares foram canalizados para a aquisição de meios para dar resposta satisfatória à actual situação sanitária que o país atravessa.

    7 de abril de 2016
    Angola: Hotelaria e Turismo criam 191 mil postos de trabalhos directos

    Cento e 91 mil postos de trabalhos directos foram criados no país, até a presente data, pelo sector de Hotelaria e Turismo, disse hoje, terça-feira, o titular da pasta, Paulino Domingos Baptista.

    21 de março de 2016
    Angola preside hoje Debate Aberto do Conselho de Segurança

    Nova Iorque - "Paz e Segurança Internacional: Prevenção e Resolução de Conflitos na Região dos Grandes Lagos" é o tema do Debate Aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas a ser presidido hoje, em Nova Iorque, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    21 de março de 2016
    Resolução da AN aprova ratificação da Carta da Renascença Cultural de África

    A Resolução nº 20/15 da Assembleia Nacional (AN) aprova para ratificação, a Convenção sobre a Carta da Renascença Cultural de África, a qual constitui um instrumento jurídico adoptado pelos Chefes de Estado e Governo da União Africana na sua 6ª Sessão Ordinária que decorreu em Cartum, República do Sudão, de 23 a 24 de Janeiro de 2006.

    21 de março de 2016
    Delegação da ACACBAC realiza digressão pelo centro do país

    Uma delegação da Associação Clube dos Combatentes e Amigos da Batalha do Cuito Cuanavale (ACACBAC) realiza desde sábado uma série de visitas às unidades militares situadas no centro e sul do país.

  • 3 de março de 2016
    Georges Chikoti mantém encontros com autoridades argelinas

    Luanda - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, será recebido em audiência, nesta quarta-feira, pelo Presidente da República da Argélia, Abdelaziz Bouteflika.

    3 de março de 2016
    Angola: AIA desafia acelerar desenvolvimento das micro e pequenas empresas

    Luanda - Acelerar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas face a actual situação financeira do país, bem como apoiar o Executivo a fazer despesas públicas eficientes constituem os principais desafios da Associação Industrial de Angola (AIA) para 2016.

    3 de março de 2016
    Miss Angola CPLP desenvolve campanha contra VIH/Sida

    Malanje - Uma campanha de prevenção contra o VIH/Sida aconteceu hoje, quinta-feira, na cidade de Malanje, promovida pela Miss Angola/Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Marlene Sipitali, no âmbito do seu programa de acção social.

    25 de fevereiro de 2016
    Angola: Aprovada Lei da Nacionalidade

     Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, em Luanda, na globalidade, a Lei de Nacionalidade, por 142 votos a favor, 34 contra e quatro abstenções, no âmbito da 4ª reunião plenária ordinária da IV Sessão Legislativa da Assembleia Nacional.

    25 de fevereiro de 2016
    Angola na presidência do Conselho de Segurança em Março

    Nova Iorque - Angola assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas a 1 de Março deste ano, dia em que será adoptado formalmente o programa provisório de trabalho para o mês.

  • 25 de fevereiro de 2016
    Defendida cooperação entre universidades angolanas e norte-americanas

    A criação de condições para cooperação no domínio científico entre as universidades angolanas e dos Estados Unidos da América (EUA) foi defendida, terça-feira, em Nova Jersey, pelo ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento.

    16 de fevereiro de 2016
    Angola pede cumprimento da Carta das Nações Unidas

    Nova Iorque - Angola apelou nesta segunda-feira, em Nova Iorque, ao respeito "rigoroso" dos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, como reconhecimento do primado do direito nas relações internacionais, em que o diálogo é a solução mais adequada para resolver os problemas internacionais e evitar o recurso à força.

    16 de fevereiro de 2016
    Quarta Reunião do Conselho Científico constitui oportunidade para investigação construtiva

    A ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, considerou nesta segunda-feira, em Luanda, a IV Reunião do Conselho Científico Internacional do IX Volume da História Geral de África como uma soberba oportunidade para a investigação científica e construtiva para a continuação da procura da realidade da historiografia africana.

    16 de fevereiro de 2016
    Angola prevê inserir IX volume da História Geral de África no sistema de ensino educacional

    O governo angolano prevê inserir, nos próximos tempos, o IX Volume da História Geral de África no sistema de ensino educacional para o desenvolvimento científico dos cidadãos e enaltecer cada vez mais a dignidade dos africanos, revelou nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta.

    27 de janeiro de 2016
    Manuel Augusto defende maior acção da comunidade internacional na resolução dos conflitos

    Nova Iorque - O Secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, afirmou nesta terça-feira, em Nova Iorque, que a resposta da comunidade internacional aos problemas que afectam o Médio Oriente e o Norte de África não tem atacado as "causas profundas" dos conflitos, que é diminuir as diferenças entre os grupos étnicos e religiosos.

  • 27 de janeiro de 2016
    Sistema financeiro nacional vai continuar sofrer deterioração nos seus activos

    O director do Departamento de Estatística e Análises da Comissão de Mercados de Capitais (CMC), Emílio Londa, disse hoje, quarta-feira, em Luanda, que o sistema financeiro nacional vai continuar a sofrer uma deterioração nos seus activos.

    27 de janeiro de 2016
    Futebol: Benfica e ASA empatam na preparação do Girabola 2016

    O Benfica de Luanda e o Atlético Sport Aviação (ASA) empataram a dois golos, em jogo de carácter amigável disputado hoje, em Cacuaco, tendo em conta a preparação do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2016), que arranca em Fevereiro.

    1 de dezembro de 2015
    Vice-presidente de Angola na Cimeira sobre Alterações Climáticas

    O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, afirmou ontem em Paris que Angola, com os seus 40 anos de existência como nação independente, tem vindo a adoptar uma legislação ambiental moderna e programas educacionais que visam inibir acções devastadoras do meio ambiente e criar no país uma consciência de sustentabilidade ambiental.

    1 de dezembro de 2015
    País terá comissão de ética científica em 2016

    A ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, avançou hoje (terça-feira), em Luanda, que o país terá a partir do próximo ano uma comissão nacional de ética científica.

    1 de dezembro de 2015
    Sociedade aponta estigmatização como uma das causas de morte por Sida

    Diversos cidadãos angolanos apontaram hoje, terça-feira, no Luena, a estigmatização como uma das causas de morte por parte das pessoas afectadas por VIH/Sida no país.

  • 26 de novembro de 2015
    Ministro Georges Chikoti na reunião do Comité Consultivo da ONU

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, viajou hoje, para Libreville, República do Gabão, onde vai participar, na sexta-feira, na 41ª reunião do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas, órgão encarregue das questões de segurança na região da África Central (UNSAC).

    26 de novembro de 2015
    FMI defende que Angola mantenha reformas para diversificar economia

    O representante permanente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Angola, Max Alier, defendeu, em Benguela, que o Governo angolano deve manter as reformas estruturais que possam promover a diversificação da economia do país, tornando-a assim forte e competitiva a nível da África Subsariana.

    26 de novembro de 2015
    Basquetebol: Quenianas já no país para Liga africana de clubes

    Luanda - A formação queniana do United States International University (USIU) encontra-se na capital do país desde a noite de quarta-feira, onde participa, a partir de sexta-feira, na 21ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol feminino, a decorrer de 27 deste mês a 6 de Dezembro, no Pavilhão Multiuso de Luanda.

    23 de novembro de 2015
    Executivo assume justiça como factor de desenvolvimento

    Luanda - O Executivo angolano assumiu, à luz do Programa de Governo no período 2012-2017, do PND e de outros instrumentos directores, a afirmação do sistema de justiça como factor de desenvolvimento económico e social.

    23 de novembro de 2015
    Angola: Valor tributário não petrolífero representa 44% das receitas do Estado

    Luanda - A receita tributária não petrolífera representa já 44 porcento do total das receitas do Estado, devido ao cenário que se vivencia no mercado do petróleo e o impacto negativo que o mesmo tem causado na economia angolana, afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, a secretária do Estado das Finanças. Valentina Filipe.

  • 23 de novembro de 2015
    Cléusio Serrão vence sexta prova do Nacional de karting

    Namibe - O piloto Cleusio Serrão, da equipa Welwítschia Racing Team do Namibe venceu, domingo, a categoria KZ da sexta prova do campeonato nacional de karting, realizada no circuito do parque infantil, nesta cidade.

    18 de novembro de 2015
    Embaixador de Angola recebido pelo primeiro-ministro ivoiriense

    Abidjan - O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Côte d’Ivoire, Mário Feliz, foi recebido terça-feira, em Abidjan, pelo primeiro-ministro ivoiriense, Daniel Kablan Dencan.

    18 de novembro de 2015
    Bié: Vice-governadora garante desenvolvimento da agricultura familiar

    Cuito - A vice-governadora da província do Bié para esfera económico, Deolinda Belvina Gonçalves, afirmou hoje, na cidade do Cuito, que o governo local programou para a campanha agrícola 2015/2016, acções direcionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, de forma a aumentar a renda dos agricultores.

    18 de novembro de 2015
    Huíla: Jornadas científicas da Faculdade de Medicina recomendam formação de pós licenciatura

    Lubango - Os participantes às VII Jornadas Cientificas de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume recomendaram segunda-feira, no Lubango, Huíla, a necessidade de se implementar a formação pós-graduada no sector de saúde, com propósito de melhorar a qualificação do corpo docente, especialistas e cientistas.

    11 de novembro de 2015
    Angola 40 Anos: Íntegra da Mensagem do Presidente da República

    MENSAGEM À NAÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA, POR OCASIÃO DO 40º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

  • 11 de novembro de 2015
    Deputados devem continuar firmes nas questões nacionais

    Luanda - O compromisso dos deputados com o povo deve continuar firme e presente nos debates sobre questões de interesse nacional e internacional, cientes de que o bom desempenho, até aqui conseguido, contribua para a defesa da paz e concorra para o fortalecimento da convicção sobre os direitos fundamentais dos cidadãos e o processo de reconciliação nacional.

    11 de novembro de 2015
    Cuanza Norte: Reinaugurado complexo turístico do Miradouro

    Ndalatando - O complexo turístico do Miradouro foi reinaugurado hoje, terça-feira, na cidade de Ndalatando, Cuanza Norte, pelo governador provincial, Henrique André Júnior, no quadro das celebrações do 40º aniversário da Independência Nacional, que se assinala quarta-feira, 11.

    6 de novembro de 2015
    Angola realça importância do fórum contra corrupção - Rui Mangueira

    São Petersburgo - O ministro angolano da Justiça e Direitos Humanos, Rui Mangueira, defendeu esta quarta-feira em São Petersburgo, Federação da Rússia, que a participação de Angola no fórum internacional contra a corrupção demonstra a sua importância no combate ao fenómeno no quadro da cooperação internacional.

    6 de novembro de 2015
    Angola: Empresários do sector das pescas chamados a pagar impostos

    Luanda - A ministra das Pescas, Victória de Basrros Neto, apelou hoje, sexta ferira, em Luanda, aos empresários do sector para cumprirem com as suas obrigações tributárias, com vista a aumentar a contribuição no Orçamento Geral do Estado.

    6 de novembro de 2015
    Andebol: Selecção nacional feminina cumpre estágio na Europa

    Luanda - A selecção nacional sénior feminina de andebol, que se prepara para disputar o mundial da Dinamarca, de cinco a 20 de Dezembro, vai cumprir um estágio pré-competitivo em Portugal e Espanha.

  • 4 de novembro de 2015
    III Cimeira Índia-África: Relações com Angola podem intensificar-se

    III Cimeira Índia-África: Relações com Angola podem intensificar-se

    4 de novembro de 2015
    Angola: BNA vende divisas a taxa média de 135,981 Kwanzas por dólar

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, de 26 a 30 de Outubro último, divisas no montante de 435,7 milhões do dólares, a uma taxa de câmbio média de referência do mercado cambial primário de 135,981 Kwanzas (Kz) por cada dólar, indica uma nota de imprensa da instituição financeira central publicada hoje, terça-feira, no seu site.

    4 de novembro de 2015
    Multiuso do Kilamba acolhe supertaça pela primeira vez

    Luanda - A Supertaça de basquetebol, em femininos e masculinos, está marcada para o dia 10 deste mês e será disputada pela primeira vez no pavilhão Multiusos de Luanda.

    26 de outubro de 2015
    III Cimeira Índia-África: Relações com Angola podem intensificar-se

    Nova Deli (Do enviado especial) - As relações entre Angola e a Índia poderão ser intensificadas, a partir dos próximos dias, na sequência da realização, em Nova Deli, da III Cimeira Índia-África, cujos trabalhos preparatórios iniciam segunda-feira (26).

    26 de outubro de 2015
    Cronologia dos principais acontecimentos nos 40 anos da independência nacional

    Luanda - A Angop divulga hoje, no âmbito dos 40 anos da independência nacional, a cronologia dos principais acontecimentos registados entre Abril e Dezembro de 2001.

  • 26 de outubro de 2015
    Qualificação dos Palancas e apuramento aos Jogos Olímpicos nos destaques

    Luanda- A qualificação dos Palancas Negras ao CHAN do Rwanda em 2016 e o apuramento do Remo aos Jogos do Olímpicos são os grandes destaques do desporto nacional nos últimos sete dias.

    19 de outubro de 2015
    Angola apoia esforços da ONU na gestão de crises

    Luanda - A República de Angola tem apoiado os esforços que visam fortalecer a capacidade da ONU na gestão de crises e considera o diálogo e a negociação como as melhores formas de resolução de conflitos, afirmou o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de exército Geraldo Sachipengo Nunda.

    19 de outubro de 2015
    Angola: Ministério da Indústria vai construir 22 pólos industriais em todas províncias

    Luanda - O Ministério da Indústria tem um programa que prevê a construção, por fases, de 22 Pólos de Desenvolvimento Industrial em todas as províncias do país, iniciativa que vai ajudar a reduzir o desemprego, com a criação de inúmeros posto de trabalho, disse hoje, em Luanda, o secretário de Estado da indústria, Kiala Ngone Gabriel.

    19 de outubro de 2015
    Destacado aumento de mulheres no desporto nos 40 anos de independência

    Luanda - A presidente da Associação da Mulher e Desporto (AMUD), Odeth Tavares, afirmou hoje, em Luanda, que o país registou um aumento no número da classe feminina no desporto frutos dos 40 anos de independência a assinalar-se no dia 11 de Novembro.

    28 de setembro de 2015
    EUA: Posicionamento do país em relação às questões internacionais torna-o bastante atractivo - Georges Chikoti

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O posicionamento de Angola, quer no contexto africano como ao nível do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) no que toca ás questões internacionais, tem o tornado bastante atractivo enquanto actor no plano da politica internacional, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

  • 28 de setembro de 2015
    UEA promove abordagem sobre a reconstrução do processo histórico-social angolano

    Luanda- A reconstrução do processo histórico-social angolano em “De Rios e Guerrilheiros- O Livro dos Rios”, de Luandino Vieira, “Noites de vigílias”, de Boaventura Cardoso e “O Reino das Casuarinas”, de José Luís Mendonça, será abordado nesta quarta-feira (30) numa promoção da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

    28 de setembro de 2015
    Mundial2018: FIFA nomeia juízes angolanos encabeçados por Hélder Martins

    Luanda - O árbitro internacional angolano Hélder Martins foi designado pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) para ajuizar o jogo entre as selecções do Malawi e da Tanzânia referente a primeira jornada (zona africana) de apuramento a fase final do campeonato do mundo de 2018, na Rússia.

    15 de setembro de 2015
    Angola: Títulos do tesouro disponíveis nos operadores do mercado de divida pública

    Luanda - O Ministério das Finanças realizou, de 8 a 11 deste mês, em Luanda, leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) no valor de 7.950.001.000,00 Kwanzas, sendo 4.250.001.000,00 referentes à maturidade de 91 dias e 1.700.000.000,00 Kwanzas relativos à maturidade de 364 dias.

    15 de setembro de 2015
    Nova Lei Geral do Trabalho entra em vigor

    A nova Lei Geral do Trabalho, aprovada a 15 de Junho, entrou em vigor a partir de segunda-feira, 14.

    15 de setembro de 2015
    Jogos Africanos: Judoca Faya conquista ouro

    Brazzaville (Dos enviados especiais) - A judoca angolana Antónia de Fátima "Faya" conquistou hoje a medalha de ouro nos Jogos Africanos na categoria dos -70 kg, ao derrotar, na final, a tunisina Houda Milled.

  • 14 de setembro de 2015
    Angola pretende reforçar cooperação com a Itália no domínio militar

    Luanda - O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, que Angola pretende estabelecer uma cooperação militar em todos os domínios, particularizando o sector da Marinha de Guerra, com vista a segurança da costa do país e do Golfo da Guiné.

    14 de setembro de 2015
    Cuanza Norte: Governador quer mais criadores e apreciadores de artes na Feira do Dondo

    Dondo - O governador do Cuanza Norte, Henrique André Júnior, apontou domingo, no Dondo, municipio de Cambambe, a necessidade de se trabalhar para que a Feira do Dondo continue a atrair cada vez mais criadores, produtores e apreciadores de artes, tornado-a mais atrativa.

    14 de setembro de 2015
    Jogos Africanos:

    Brazzaville (Dos enviados especiais) - O seleccionador nacional de voleibol de praia, Morais Abreu, afirmou que a medalha de ouro conquistada domingo nos Jogos Africanos que decorrem no Congo Brazzaville "é uma vitória que Angola sempre procurou".

    8 de setembro de 2015
    Angola na Conferência Internacional sobre

    Luanda - A República de Angola vai participar, terça-feira, 08, na Conferência Internacional sobre "Violência étnica", a ter lugar na cidade de Paris, França, anunciou hoje, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.

    8 de setembro de 2015
    Huíla: Nova cooperativa agro-pecuária junta 190 associados na Múcua

    Matala - O corpo directivo da nova cooperativa agropecuária, denominada ?Nokhuvi?, tomou posse hoje (terça-feira), no sector da Múcua, arredores da Matala, em acto presidido pelo administrador municipal, Miguel António Paiva Vicente.

  • 8 de setembro de 2015
    Jogos Africanos: Embaixador no Congo encoraja atletas

    Brazzaville - O Embaixador angolano no Congo, Pedro Fernando Mavunza, pediu aos atletas nacionais que defendam "com bravura e lealdade desportiva" a bandeira nacional nos XI Jogos Africanos que decorrem em Brazzaville.

    1 de setembro de 2015
    EUA: Angola e Guiné-Bissau analisam crise política

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, entregou nesta segunda-feira, em Nova Iorque (EUA), quatro resoluções ao seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem analisou a crise política naquele país africano.

    1 de setembro de 2015
    Namibe: Responsável advoga a criação de micro e pequenas empresas no sector das pescas

    Namibe - O presidente da Associação Provincial de Pesca, Mário Farias, afirmou que o desenvolvimento do sector das pescas no Namibe passa pela criação de micro e pequenas empresas da pesca artesanal e semi-industriais, para capitalizar a classe empresarial e alavancar a principal economia da província.

    1 de setembro de 2015
    Árbitra angolana no curso de elite A

    Luanda - A árbitra internacional angolana Marximina Bernardo representará o país no curso de Elite A, de 2 a 7 de Outubro nos Camarões, promovido pela Confederação Africana de Futebol (CAF), apurou esta terça-feira a Angop.

    27 de agosto de 2015
    Secretário - geral do Mirex inaugura Consulado de Angola no Reino Unido

    Luanda - O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo de Jesus Beny, vai proceder a inauguraçãodo Consulado Geral de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanhae Irlanda do Norte, nesta sexta-feira, dia 28 de Agosto do corrente ano.

  • 27 de agosto de 2015
    Bié: Recomendado fortalecimento das cooperativas e das associações de camponeses

    Cuito - Os participantes no fórum sobre a diversificação da economia, realizado nesta quarta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, recomendaram o fortalecimento das cooperativas e das associações de camponeses, de forma a aumentar a produção agrícola na região.

    27 de agosto de 2015
    Lunda Norte: Museu do Dundo: o garante da divulgação da história Lunda Tchokwe

    Dundo- O Museu Regional do Dundo, localizado na província da Lunda Norte, destaca-se pela sua acção de preservação, valorização e divulgação da cultura do leste do país, com particular realce para a região Lunda Tchokwe, com um acervo museológico que data desde a sua criação em 1936, pela Companhia de Diamantes de Angola (Diamang).

    24 de agosto de 2015
    Complexo residencial inaugurado em Luanda

    O município de Belas conta com um novo complexo residencial de luxo,  denominado “Vila Kuditemo”, inaugurado sábado pela vice-governadora  provincial de Luanda para o sector Político e Social, Jovelina Imperial.

    24 de agosto de 2015
    Angola define primeiro lugar do grupo B

    Radés (Dos enviados especiais) - As selecções nacionais de basquetebol de Angola e do Senegal definem, esta noite (21:00), o primeiro lugar do grupo B do Afrobasket2015, a decorrer na Tunísia, num teste de candidatos ao título da 28ª edição da prova.

    20 de agosto de 2015
    Novo sistema de transporte de Luanda vai facilitar mobilidade

    Luanda - O director nacional de Infra-estruturas Públicas, José Paulo Kai, disse hoje (quarta-feira), em Luanda, que o sistema de transporte público Bus Rapid Transit (BRT), em curso desde Outubro de 2014, irá resolver o problema de mobilidade da população desta cidade.

  • 20 de agosto de 2015
    Projecto de empreendedorismo P200 ajuda no combate ao comércio informal

    Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, disse, nesta quarta-feira, em Luanda, que o recém lançado projecto P200, para criação de 130 unidades de retalho (quiosques), nas 18 províncias do país, vai ajudar o esforço do Executivo no sentido de se reduzir o comércio informal.

    14 de agosto de 2015
    Chefe de Estado quer participação de privados no sector imobiliário

    Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, advogou hoje, quinta-feira, a participação privada no desenvolvimento do sector imobiliário, com vista a reduzir a falta de recursos financeiros com que o Estado se debate neste momento.

    14 de agosto de 2015
    Cuando Cubango: Bancário considera Expo-Menongue2015 uma mais-valia

    Missombo - O administrador executivo do Banco Keve no Cuando Cubango, Victor Cardoso, considerou hoje, sexta-feira, a Expo-Menongue 20115 uma mais-valia para o desenvolvimento económico da província e do país.

    14 de agosto de 2015
    Automobilismo: Piloto angolana dignifica o país na final da Odisseia Ranger2015

    Luanda - Ao atingir a fase final da Odisseia Ranger2015 da Ford em automobilismo (4x4), a piloto angolana Deborah Almeida dignificou o país, em prova decorrida durante 12 dias no noroeste da República da Namíbia, que foi vencida pela sul-africana Liane Van Dyk.

    13 de agosto de 2015
    Autoridades angolanas e bielorrussas analisam estratégias para incremento da cooperação

    Luanda - O incremento da cooperação entre as repúblicas de Angola e da Bielorrússia esteve em análise esta manhã, em Luanda, durante encontros que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros deste país europeu, Vassily Rybakov, manteve, em separado, com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança.

  • 5 de agosto de 2015
    Engenheiros distinguem o Presidente da República

    O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi distinguido  ontem em Luanda com o título de Primeiro Grau da Ordem dos Engenheiros  de Angola, pelo seu engajamento pessoal nas grandes obras de engenharia  que colocaram o país na senda do desenvolvimento socioeconómico.

    5 de agosto de 2015
    Lianzi já começou a produzir

    Os Governos angolano e congolês anunciaram, em comunicado divulgado  segunda-feira na cidade de Brazzaville, o início da produção em Outubro  próximo do campo de Lianzi, situado na fronteira entre os dois países.

    5 de agosto de 2015
    Militares descartam desistência da luta

    O plantel principal de futebol do 1º de Agosto, apesar de estar a 14  pontos do líder Recreativo do Libolo, não vai desistir da luta pela  disputa do título do Girabola. A formação do Rio Seco acredita em  melhores dias, porque faltam 11 jornadas para o término do campeonato e  muita coisa pode acontecer.

    30 de julho de 2015
    Cuanza Norte: Segunda central da barragem de Cambambe arranca em Junho de 2016

    Dondo - O director de contratos da construtora brasileira Odebrecht, Gustavo Belitardo, anunciou hoje, na vila de Cambambe, o arranque, para Junho de 2016, da primeira unidade de produção de energia da segunda central da barragem hidroelétrica de Cambambe (denominada Cambambe II), sobre o Rio Kwanza, província do Cuanza Norte.

    30 de julho de 2015
    Administração da Banga quer melhorar índices de produção de café

    Banga - A administração municipal da Banga, província do Cuanza Norte, está a trabalhar desde o início do ano na identificação de cafeicultores locais com maiores índices de produtividade de café, com vista a incentivá-los no relançamento e aumento da produção do produto, informou hoje o chefe da área económica e produtiva, Domingos Gomes.

  • 30 de julho de 2015
    Basquetebol: Jogos Africanos servem de antecâmara para Afrobasket

    Luanda - A selecção nacional sénior feminina de basquetebol deverá aproveitar o máximo a sua participação nos Jogos Africanos, de 4 a 19 de Setembro, no Congo Brazzaville, tendo em vista o Campeonato Africano da Modalidade (Afrobasket), prova esta qualificativa aos Jogos Olimpicos de 2016.

    28 de julho de 2015
    Frutas e legumes de Caxito elevam a receita do Estado

    O ministro da Economia visitou ontem o perímetro irrigado de Caxito, no arranque de um programa que o vai levar às restantes províncias do país, para avaliar o potencial das estruturas e o contributo na diversificação da economia nacional.

    17 de julho de 2015
    Afrobasket2015: Selecção nacional realiza terceiro teste em Espanha

    Luanda - A selecção nacional de basquetebol sénior masculino defronta, esta noite (19:00), o conjunto sub-18 de Espanha, no quadro da sua preparação, nesse país europeu, para o Afrobasket2015, na Tunísia, onde Angola vai em defesa do título africano.

    17 de julho de 2015
    Cuanza Norte: Advogada revitalização da cafeicultura em Ambaca

    Camabatela - o Juiz Jubilado Jerónimo Gonga Cassule advogou quinta-feira, em Camabatela, município de Ambaca, Cuanza Norte, a necessidade de se revitalizar a produção de café na região visando contribuir para a diversificação da economia local.

    17 de julho de 2015
    Executivo angolano assiste antigos combatentes

    Lubango - O Executivo angolano está a implementar programas que visam melhorar as condições de vida das pessoas que contribuíram para a independência e para a paz em Angola, anunciou hoje, quinta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Van-Dúnem.

  • 15 de julho de 2015
    Violência sobre a criança deve ter "tolerância zero"

    O ministro da Assistência e Reinserção Social declarou ontem em Luanda  “tolerância zero” a todo o tipo de violência contra a criança e pede à  sociedade o cumprimento rigoroso dos seus direitos, consagrados na  Constituição da República e nas convenções internacionais, ratificadas  pelo Estado angolano.

    15 de julho de 2015
    Deputados conversam com a Igreja Universal

    A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) pediu ontem, em Luanda, o  apoio financeiro do Estado angolano para desenvolver acções sociais nas  áreas da alfabetização, da formação profissional, do aconselhamento  familiar e da recuperação de jovens ligados à criminalidade e  toxicodependência.

    15 de julho de 2015
    Cuba dialoga com os EUA sem abdicar de princípios

    A cooperação no domínio dos Petróleos, Saúde e formação de quadros  dominou ontem o encontro entre o Vice-Presidente da República de Angola,  Manuel Vicente, e o Vice-Presidente do Conselho de Ministros cubano,  Ricardo Cabrizas Ruíz, que se encontra desde segunda-feira em Angola.

    30 de abril de 2015
    Angola acelera integração no comércio da comunidade

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti disse ontem ser importante para Angola acelerar  as suas políticas em termos de integração na SADC, particularmente na área do comércio com os países da região.

    30 de abril de 2015
    Novos médicos reforçam saúde

    Samuel Ezequiel, 27 anos, faz parte do primeiro grupo de médicos formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, daSexta Região Académica, que inclui as províncias da Huíla e Namibe.

  • 30 de abril de 2015
    Guardas sem formação

    Falta de formação adequada do pessoal e existência de gestores interessados apenas na obtenção de lucros, foram apontadas pelo director para a Ordem Pública do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional como causas do mau desempenho das empresas privadas de segurança.

    30 de abril de 2015
    Ensino especial mais abrangente

    As autoridades governamentais do Cuando Cubango devem envolver-se directamente no registo das pessoas com necessidades especiais residentes em zonas afastadas para serem inseridas no próximo ano lectivo no sistema de ensino, disse o director provincial da Educação.

    30 de abril de 2015
    Grupos têm falta de palcos e apoios

    A dança no Cuanza Norte está a perder espaço, sobretudo o estilo tradicional Kaboquele, originário dos Mahungo, localizados nos municípios da Banga, Quiculungo e Bolongongo, a Norte da província.

    8 de janeiro de 2015
    Ataque terrorista em Paris

    O número de mortos no ataque contra a sede da revista satírica “Charlie Hebdo” subiu ontem para 12, entre os quais dois agentes da polícia, confirmou à Agência Efe o presidente da região de Île-de-France, Paris, Jean-Paul Huchon.

    8 de janeiro de 2015
    Cultura em reflexão

    A actual situação das artes e dos criadores, as medidas para promover a angolanidade, na era da globalização, são as principais perspectivas e metas em análise hoje, Dia da Cultura Nacional.

  • 8 de janeiro de 2015
    Imigrantes ilegais detidos no Dundo

    A Polícia de Guarda Fronteiras na Lunda Norte deteve, durante o período da quadra festiva, 471 indivíduos da República Democrática do Congo, dos quais 288 por violação de fronteira e 179 por prática ilegal do garimpo artesanal de diamantes.

    8 de janeiro de 2015
    Mucoso retoma produção

    O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, inaugurou, ontem, o Perímetro Irrigado do Mucoso localizado a seis quilómetros do Dondo.

    8 de janeiro de 2015
    Conferência em Luanda sobre combate à rebelião

    O secretário executivo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Ntumba Luaba, está desde ontem em Luanda, para durante três dias abordar com as autoridades angolanas a situação política e de segurança na região.

    8 de janeiro de 2015
    Marinha de Guerra tem mais fuzileiros

    Efectivos da Marinha de Guerra Angolana (MGA) concluíram em nove meses o curso de fuzileiros navais, na escola do Ambriz. Os novos efectivos são enquadrados no Primeiro  Batalhão de Fuzileiros Navais, no Soyo,  Região Naval Norte.

    28 de outubro de 2014
    Cuanza Sul vai propor operações interprovinciais

    A Polícia Nacional no Cuanza Sul precisa de mais efectivos e, sobretudo, de quadros qualificados para dar resposta às solicitações dos cidadãos.

  • 28 de outubro de 2014
    Garantia soberana financia bionergia

    O Executivo aprovou a emissão de uma garantia soberana para financiar parte de um investimento de mais de 30 mil milhões de kwanzas a realizar pela sociedade Biocom - Bionergia de Angola.

    28 de outubro de 2014
    Cuando Cubango atrai investidores

    O terceiro fórum económico sobre o Cuando Cubango começa na quinta-feira em Luanda, com as atenções viradas para o reforço do investimento nos domínios do agro-negócio, exploração mineira e turismo.

    28 de outubro de 2014
    Alfândegas da CPLP reunidas em Luanda

    O ministro das Finanças, Armando Manuel, preside hoje, em Luanda, à 29ª reunião do Conselho dos Directores-gerais das Alfândegas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qual participam os embaixadores dos países-membros em Angola.

    28 de outubro de 2014
    Boas relações no trabalho

    A proposta de revisão da Lei Geral do Trabalho que vai amanhã à apreciação e votação na generalidade, na Assembleia Nacional, visa melhorar o relacionamento entre o empregador e o empregado, afirmou ontem o deputado do MPLA, Eduardo Nelumba.

    24 de setembro de 2014
    Campanha prevê vacinar milhares de crianças

    Mais de 576.962 crianças dos zero aos nove anos de idade da província do Cunene vão ser vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, e tomar vitamine A, durante a campanha de vacinação aberta na segunda-feira.

  • 24 de setembro de 2014
    Ministro anuncia formação destinada aos magistrados

    O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, anunciou, no Cuito, estar para breve a formação de mais magistrados, com vista a cobrir todos os municípios do país.

    24 de setembro de 2014
    Constitucionalistas reunidos na Coreia

    Uma delegação do Tribunal Constitucional chefiada pelo seu presidente, Rui Ferreira, participa a partir de segunda-feira até dia 1 de Outubro no Congresso Internacional de Justiça Constitucional, a decorrer na Coreia do Sul. 

    24 de setembro de 2014
    Combate aos crimes transfronteiriços

    Especialistas de Angola e Zâmbia começaram ontem em Luanda a preparar os documentos a serem submetidos à 28ª reunião da Comissão mista permanente de Defesa e Segurança que vai, entre outros assuntos, discutir soluções para combater os crimes transfronteiriços.

    24 de setembro de 2014
    Vice-presidente da República valoriza realização da Cimeira Mundial do Ambiente

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, considerou hoje, terça-eira, em Nova Iorque (EUA), que a protecção da natureza e a reduçao das emissões de carbono como temas de importância capital para o desenvolvimento sustentável.

Eventos

20 16:00H a 21 16:00H  julho
4ª REUNIÃO TÉCNICA DE AVALIAÇÃO “PROTOCOLO DE FACILITAÇÃO DE VISTOS”

Nos dias 20 e 21 de Julho de 2017, realizou-se no Consulado Geral de Angola no Porto, a 4ª reunião técnica de concertação e apreciação sobre o Protocolo Bilateral de Facilitação de Vistos entre a República de Angola e a República Portuguesa.


Sábado, 15 de julho de 2017  13:07H
Reunião com Associações da Comunidade

No âmbito do Plano Anual de Actividades, realizou-se sob orientação de sua Excelência Cônsul Geral Dr. Domingos Custódio Vieira Lopes aos 15 de Julho de 2017 a reunião de trabalho com as associações e lideres comunitários da Região Centro e Norte, acompanhou o encontro o Sr. José Guerra, Vice-cônsul para o Sector das Comunidades. Participaram 19 membros da comunidade em representação dos distritos de Aveiro, Braga, Esposende/Barcelos, Coimbra, Guimarães, Leiria, Povoa do Varzim, Porto e Vila do Conde.


Quinta-feira, 13 de julho de 2017  15:40H
REUNIÃO COM OS FUNCIONÁRIOS

No quadro do programa de actividade de 2017, realizou-se no dia 13 de Julho, a Reunião Geral de Trabalhadores, com vista a auscultar os funcionários relativamente aos aspectos gerais do funcionamento do Consulado, mormente as questões de índole organizativa e disciplinar, informação sobre o processo eleitoral dentre outros, foram os temas abordados reunião.


Sexta-feira, 30 de junho a Domingo, 2 de julho
EXPOSIÇÃO

A artista plástica Angolana, Ana Paula Berteotti, natural do Moxico, residente na Cidade de Barcelos Norte de Portugal, com gosto pelas artes, aprofundada pelos frequentes cursos de artes decorativas atelier de pinturas e de esculturas, que lhe permitem transpor para a tela a luz, a cor e a intensidade de toda uma vivência Africana, apresentou os seus trabalhos numa mostra colectiva, em Málaga, na Feira Internacional de Arte Contemporânea, que teve lugar no Palácio de Feiras e Congressos de Málaga de 30 de junho a 2 de julho de 2017, que apresenta novidade e junta em um único espaço, artistas que ainda não tiveram a oportunidade de apresentar o seu trabalho, é reconhecida e valorizada em toda a sua magnitude.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*