CIMEIRA DA SADC
A Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, decorrida este sábado,o4 de Ourubro, em Luanda, gizou estratégias para a actuação do destacamento da Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC).
A deterioração da situação de segurança e humanitária no Leste da RDC e os relatos de retoma dos ataques e ocupação de parcelas do território pelo M23, numa clara violação do cessar-fogo, preocupa os Estados membros da organização.
A medida consta da comunicado final da cimeira, que elogiou os Estados-Membros que apresentaram propostas para a contribuição com meios suplementares para o destacamento da Missão da SADC na RDC.
Os estadistas reiteraram a necessidade de a organização liderar os esforços tendentes à mobilização de recursos, com vista à propiciar a paz e a segurança na região da SADC.
“Esses esforços contemplam o reatar das discussões destinadas a estabelecer e tornar operacional o Fundo de Paz da SADC, com a participação dos Parceiros de Cooperação Internacionais”, lê-se na nota.
Notícias
Angola está de braços “abertos” para cooperar com os Estados Unidos em todos os domínios da economia e em outros (...)
A equipa angolana que brilhou e conquistou 4 medalhas de prata em Anadia foi recebida pela Direcção do Consulado (...)
Angola acolhe nos dias 22, 23 e 24 de Novembro a 3.ª Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não- (...)
Localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, o novo Aeroporto Internacional foi (...)