Segunda-feira, 4 de Março de 2024
menu
4 de dezembro de 2023

INVESTIMENTO NORTE-AMERICANO

Angola está de braços “abertos” para cooperar com os Estados Unidos em todos os domínios da economia e em outros sectores, como defesa e segurança, transportes, energia, telecomunicações e agricultura.

A disponibilidade foi manifestada pelo Presidente da República, João Lourenço ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, na passada quinta-feira, 30 de Novembro, na Casa Branca, local que serviu para os dois Chefes de Estado abordarem a cooperação bilateral em diversos domínios, com destaque para o Corredor do Lobito e outras infra-estruturas ligadas às tecnologias e energias limpas.

Durante a sua abordagem, João Lourenço lembrou a promessa do Presidente  Biden,na Cimeira dos Estados Unidos da América-África, de passar a olhar para o continente africano com outros olhos,  para o seu desenvolvimento.

“O envolvimento americano no projecto do Corredor do Lobito, nas tecnologias, na energia e, sobretudo,na energia limpa, são a prova disso, uma vez que essas infra-estruturas vão ajudar a desenvolver não apenas Angola, mas uma grande parte do nosso continente,” disse.

João Lourenço aproveitou o momento para felicitar Joe Biden pelo facto de ser o primeiro Chefe de Estado americano a mudar o paradigma da cooperação entre os Estados Unidos da América e o continente africano.

“É uma nova página que se abre nas relações entre os Estados Unidos da América e o continente africano e graças a si. Mais uma vez, muito obrigado, Presidente Biden. Estamos  prontos para, bilateralmente, discutir os assuntos que estão na mesa”, disse.

Notícias

22 de fevereiro de 2024
reforço das relações bilaterais entre Angola e a República Checa

Angola e República Checa defendem resolução pacífica de conflitos internacionais (...)

 


21 de fevereiro de 2024
PR garante parceria com República Checa

O Chefe de Estado, João Lourenço, foi recebido, na manhã desta quarta-feira, no Palácio de Praga, na República Checa (...)


20 de fevereiro de 2024
PR a caminho da República Checa

 João Lourenço deixou Luanda para uma visita oficial à República Checa, a convite do homólogo, Petr Pavel (...)


19 de fevereiro de 2024
Mini-Cimeira sobre a paz na RDC

A situação de segurança na República Democrática do Congo voltou a merecer uma discussão de alto nível, em  (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa