Cooperação Bilateral
O Governo português disponibilizará, até ao final deste ano, uma verba extraordinária de 34 milhões de euros, para a reabilitação do Forte de São Francisco de Penedo, localizado em Luanda e classificado, em 1992, como Património Histórico-Cultural Nacional.
A Fortaleza do Penedo foi construída no período colonial para vigiar o mar e proteger o Porto de Luanda. Agora sob tutela do Ministério da Cultura, antes foi, também, usado como depósito para escravos no tempo colonial, pelas autoridades portuguesas.
A verba extraordinária resulta de um Memorando de Entendimento para Apoio Directo ao Orçamento Geral de Angola, rubricado, ontem, em Luanda, pelos ministros das Relações Exteriores, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho.
Para o governante português, o apoio é uma celebração de um património conjunto, com um "significado especial”, por estar enquadrada nas comemorações de meio século do 25 de Abril, em Portugal, e um ano antes do 50º aniversário da Independência de Angola.
Entretanto, Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976 e têm fortes laços culturais e históricos.
A assinatura ocorreu à margem da 6ª Reunião Ministerial do Caminho Conjunto Angola/União Europeia (UE).
Notícias
O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento de todos os utentes e público em geral que (...)
O Conjunto de Lideres Associativos Angolanos da Região Centro e Norte de Portugal, sob a coordenação da Casa de Angola em Coimbra e a Laços Angolanos no Porto - LAP, irá realizar uma Feira Cultural...
Comemorando a sua quinta edição, a conferência e exposição Angola Oil & Gas (AOG) reúne financiadores globais...
A Feira Internacional de Luanda é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos...