Quinta-feira, 9 de MAio de 2024
menu
12 de janeiro de 2024

AUMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL

O país tem força de trabalho e condições climáticas favoráveis para o aumento da produção agrícola e agropecuária, segundo José de Lima Massano.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica fez essa afirmação na 11.ª edição do CaféCIPRA, realizada esta quarta-feira, 10 de Janeiro,  no auditório do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA).

José de Lima Massano disse ainda que o país tem histórico de dedicação, de empenho, e alguma capacidade financeira, que não é desprezível, apesar das dificuldades que são conhecidas. Portanto, “temos condições para pudermos fazer melhor”, declarou.

Com a aprovação do Orçamento Geral do Estado, acrescentou, entram em vigor um conjunto de medidas já iniciadas em 2023, para o país alcançar, de forma acelerada, uma economia que melhore a condição de vida dos angolanos.

Durante o CaféCIPRA, com o tema “Impacto do investimento privado no sector produtivo”, os facilitadores abordaram as medidas em curso no sector produtivo e os projectos por implantar, para o aumento da produção nacional, maior oferta de bens e serviços, baixa de preços, aumento das exportações, redução das importações e do nível de inflação e aumento do crescimento económico.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica lembrou que o mercado angolano nem sempre conseguiu tirar benefício das capacidades que foram sendo instaladas, porquê foram montadas com dependência externa. Ou seja, a matéria-prima é essencialmente importada, mesmo o país tendo capacidade de produção.

José de Lima Massano disse ainda que o  modelo de economia de mercado abraçado pelo Governo angolano faz-se com operadores privados.

“Nós vamos continuar a actuar em alguns sectores com alguns instrumentos que temos, mas há que potenciar esse sector privado e há que reconhecer aquilo que o sector privado até aqui foi capaz de fazer”, concluiu o Dirigente.

Notícias

8 de maio de 2024
COOPERAÇÃO EUA-ANGOLA

O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou a assinatura de três acordos (...)


8 de maio de 2024
Cônsul Geral analisa com a Comunidade Estudantil a Integração dos Estudantes

A Cônsul Geral de Angola no Porto, Dra. Dulce Gomes, reuniu-se esta semana com a comunidade estudantil  em Coimbra (...)


29 de abril de 2024
PR efectua visita oficial à República da Coreia

O Presidente da República, João Lourenço,  efectua, desde ontem, uma visita oficial à República da Coreia(...)


26 de abril de 2024
50 anos do 25 de Abril

Presidente João Lourenço destaca importância da luta de libertação nas ex-colónias portuguesas


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa