Segunda-feira, 4 de Março de 2024
menu
12 de janeiro de 2024

AUMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL

O país tem força de trabalho e condições climáticas favoráveis para o aumento da produção agrícola e agropecuária, segundo José de Lima Massano.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica fez essa afirmação na 11.ª edição do CaféCIPRA, realizada esta quarta-feira, 10 de Janeiro,  no auditório do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA).

José de Lima Massano disse ainda que o país tem histórico de dedicação, de empenho, e alguma capacidade financeira, que não é desprezível, apesar das dificuldades que são conhecidas. Portanto, “temos condições para pudermos fazer melhor”, declarou.

Com a aprovação do Orçamento Geral do Estado, acrescentou, entram em vigor um conjunto de medidas já iniciadas em 2023, para o país alcançar, de forma acelerada, uma economia que melhore a condição de vida dos angolanos.

Durante o CaféCIPRA, com o tema “Impacto do investimento privado no sector produtivo”, os facilitadores abordaram as medidas em curso no sector produtivo e os projectos por implantar, para o aumento da produção nacional, maior oferta de bens e serviços, baixa de preços, aumento das exportações, redução das importações e do nível de inflação e aumento do crescimento económico.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica lembrou que o mercado angolano nem sempre conseguiu tirar benefício das capacidades que foram sendo instaladas, porquê foram montadas com dependência externa. Ou seja, a matéria-prima é essencialmente importada, mesmo o país tendo capacidade de produção.

José de Lima Massano disse ainda que o  modelo de economia de mercado abraçado pelo Governo angolano faz-se com operadores privados.

“Nós vamos continuar a actuar em alguns sectores com alguns instrumentos que temos, mas há que potenciar esse sector privado e há que reconhecer aquilo que o sector privado até aqui foi capaz de fazer”, concluiu o Dirigente.

Notícias

22 de fevereiro de 2024
reforço das relações bilaterais entre Angola e a República Checa

Angola e República Checa defendem resolução pacífica de conflitos internacionais (...)

 


21 de fevereiro de 2024
PR garante parceria com República Checa

O Chefe de Estado, João Lourenço, foi recebido, na manhã desta quarta-feira, no Palácio de Praga, na República Checa (...)


20 de fevereiro de 2024
PR a caminho da República Checa

 João Lourenço deixou Luanda para uma visita oficial à República Checa, a convite do homólogo, Petr Pavel (...)


19 de fevereiro de 2024
Mini-Cimeira sobre a paz na RDC

A situação de segurança na República Democrática do Congo voltou a merecer uma discussão de alto nível, em  (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa