Sábado, 15 de Junho de 2024
menu
17 de outubro de 2023

ESTADO DA NAÇÃO

O Presidente da República, João Lourenço, dirigiu esta segunda-feira,16 de Outubro, na Assembleia Nacional, uma Mensagem sobre o Estado da Nação, acto que oficializou a abertura do Ano Parlamentar.


ÍNTEGRA DO DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


-SENHORA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

-SENHORA VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

-SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS

- VENERANDOS JUÍZES CONSELHEIROS PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS SUPERIORES

-SENHOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

-CAROS MEMBROS DO EXECUTIVO

-DISTINTOS MEMBROS DO CORPO DIPLOMÁTICO

-ILUSTRES CONVIDADOS

-MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES

-CAROS COMPATRIOTAS

O discursos obre o Estado da Nação suscita sempre uma grande curiosidade dos cidadãos angolanos, dos políticos, das organizações da sociedade civil, dos empresários e investidores nacionais e estrangeiros, do corpo diplomático acreditado no país, a tal ponto de haver a propensão de se querer vaticinar sobre os temas que o Chefe de Estado provavelmente abordará e o enfoque que lhes dará, o que demonstra que todos querem ser parte e não meros ouvintes e espectadores, o que é bom. 

É por isso com enorme satisfação que, a partir desta magna Assembleia Nacional, me dirijo às angolanas e angolanos para apresentar, através da Mensagem sobre o Estado da Nação, o actual estágio de desenvolvimento da sociedade que juntos estamos a construir.

Somos uma Nação que aprende as lições da sua história e que se engaja para superar os desafios e aproveitar as oportunidades para fazer de Angola uma Nação próspera, de Paz, Justiça e Progresso Social. 

CAROS COMPATRIOTAS

Os anos de 2020 e 2021 foram profundamente afectados pela pandemia da COVID-19, que exigiu ao mundo a adopção de medidas extraordinárias para conter a sua propagação descontrolada e proteger o nosso bem mais precioso, a vida. O impacto sobre o nosso país foi grande, desde logo com a perda de vidas humanas. A actividade económica retraiu, tendo levado à perda de postos de trabalho e gerado consequências no plano social.

O controlo da pandemia relançou a esperança na consolidação da trajectória de crescimento da nossa economia e na continuidade dos efeitos das medidas que temos implementado em praticamente todos os domínios. Infelizmente, outro acontecimento externo adverso e de difícil previsão eclodiu e está a provocar efeitos nefastos sobre todos os países. 

 

Leia AQUI o discurso na íntegra.

Notícias

13 de junho de 2024
ANGOTIC’2024 : “Digitalizar, Conectar e Inovar”

Começou hoje, o maior Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, que decorre sob o lema  (...)


11 de junho de 2024
FÓRUM DE LÍDERES GLOBAIS

Angola participa no evento comemorativo dos 60 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (...)


10 de junho de 2024
DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Presidente da República, João Lourenço, felicita povo português (...)

 


6 de junho de 2024
INVESTIMENTO NO SECTOR PESQUEIRO

Banco de Desenvolvimento de Angola apoia 146 projectos no valor de 96 mil milhões de kwanzas (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa