Sexta-feira, 12 de Junho de 2024
menu
24 de outubro de 2023

União Interparlamentar

Angola é o primeiro País em África de expressão portuguesa a acolher uma Assembleia-geral da UIP, organização que conta com mais de 46 mil deputados de 179 parlamentos nacionais, cuja missão é promover a paz e a democracia.

Os parlamentares de todo o mundo discutem por estes dias, na capital angolana, questões ligadas ao terrorismo e alterações climáticas.

Na abertura do evento o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou ser urgente que se calem as armas e "se dê lugar à diplomacia”, para que se salvem as vidas dos civis, crianças, mulheres e velhos, e se evite uma catástrofe humanitária nesses conflitos.

O Presidente angolano referiu também que a reunião acontece numa altura em que os povos do mundo em geral clamam por mais paz, justiça e por instituições cada vez mais inclusivas, e mais actuantes na construção dos propósitos globais da comunidade internacional.

E a Presidente da Assembleia Nacional da República de Angola, Carolina Cerqueira, reafirmou o empenho dos parlamentares na construção de pontes de diálogo e de fraternidade, valores humanos universais a cultivar e a preservar num contexto de grandes desafios a nível mundial.

Já o Presidente da União Interparlamentar (UIP), o deputado português Duarte Pacheco, disse que “é natural que aqui em Angola seja o local certo para falar de paz", referindo que os angolanos sabem o quanto a “paz” é fundamental para assegurar o desenvolvimento económico e social.

O evento que termina sexta-feira (27/10) decorre sob o lema "Acção parlamentar para a paz, justiça e instituições fortes", com a participação de mais de 130 Países.

Notícias

3 de julho de 2024
MAIS ÁGUA PARA LUANDA

Presidente Joao Lourenço  visita projecto Quilonga com confiança no sucesso (...)


1 de julho de 2024
Presidente da República felicita António Costa

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal foi eleito Presidente do Conselho Europeu  para um mandato de dois anos (...)


27 de junho de 2024
VISITA OFICIAL

O Presidente da República, João Lourenço, chegou  a Abidjan, para  uma visita oficial de dois dias à República da Cote D'Ivoire (...)


13 de junho de 2024
ANGOTIC’2024 : “Digitalizar, Conectar e Inovar”

Começou hoje, o maior Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, que decorre sob o lema  (...)


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa