Sábado, 27 de Abril de 2024
menu
15 de março de 2024

PR mantém encontro de trabalho com Xi Jinping

O Presidente da República, João Lourenço, manteve esta sexta-feira, em Beijing, um encontro de trabalho com o seu homólogo chinês Xi Jinping, com vista ao reforço da cooperação entre os dois países.

No final do encontro, os dois Presidentes  testemunharam  a assinatura de um conjunto de instrumentos jurídicos destinados a reforçar a cooperação entre ambos  os países, relacionados com os sectores do desporto, comércio, agricultura,  desenvolvimento sustentável, infra-estruturas digitais, entre outros.

Ainda hoje o Chefe de Estado angolano depositou uma coroa de flores no monumento dos heróis do povo, localizado na Praça da Paz Celestial, também conhecida por Tiananmen.

O Presidente João Lourenço está na capital da República Popular da China, desde quinta-feira, à frente de uma delegação ministerial que vai discutir os novos termos da cooperação bilateral. 

Durante três dias, as delegações de Angola e da China vão reavaliar os instrumentos reitores da cooperação bilateral e identificar novas áreas para a parceria estratégica fora do domínio do petróleo, a maior moeda de troca de Angola.

Antes do encontro com Xi Jinping, João Lourenço reuniu-se com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento), Zhao Leji,  e com o primeiro-ministro chinês Li Qiang.

A visita de João Lourenço decorrerá até domingo.

Os dois Estados têm uma larga história de cooperação, que assenta em diferentes domínios, como dos petróleos, saúde, infra-estruturas, formação de quadro entre outros.

Angola e China são parceiros estratégicos, com relações político- diplomáticas e de cooperação que conhecem um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial. 

Notícias

26 de abril de 2024
50 anos do 25 de Abril

Presidente João Lourenço destaca importância da luta de libertação nas ex-colónias portuguesas


22 de abril de 2024
50.º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Governo abre concurso público para concepção da logomarca  e canção dos 50 anos de Independência


17 de abril de 2024
Presidente da República rende homenagem ao antigo basquetebolista Ângelo Victoriano

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje homenagem ao antigo capitão da Selecção Nacional Sénior...


17 de abril de 2024
Enviado ivoiriense recebido no Palácio Presidencial

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu hoje, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana...


AngolaO ConsuladoOs ServiçosComunidadeImprensa