Terça-feira, 9 de Março de 2021
menu
19 de janeiro de 2021

Angola assume Secretariado Executivo-Adjunto da Comissão do Golfo da Guiné

O Embaixador angolano Afonso Evaristo Eduardo “Inguila” é o novo Secretário Executivo-Adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), após ter sido nomeado recentemente para o cargo, pelo Presidente da República Federal da Nigéria e Presidente em Exercício da referida organização sub-regional, Muhammadu Buhari.

Angola assume Secretariado Executivo-Adjunto da Comissão do Golfo da Guiné

A cerimónia de apresentação formal do responsável pelo sector político da CGG realizou-se nesta Segunda-feira, 18 de Janeiro, e foi orientada pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Na ocasião, a Secretária de Estado disse que o Secretariado Executivo da Comissão do Golfo da Guiné ganha um quadro dedicado e disponível, conhecedor dos problemas que afectam a região.

“A indicação do Embaixador Afonso Evaristo Eduardo para o cargo de Secretário Executivo Adjunto demonstra a importância que as autoridades angolanas atribuem à Comissão do Golfo da Guiné, bem como o seu compromisso de continuar a cooperar com a organização na busca de soluções para os problemas conjunturais que afligem os nossos países, de forma particular, e que podem constituir-se numa ameaça generalizada para a região".

Por seu turno, o Embaixador “Inguila", que formalmente inicia funções nesta Segunda—feira, disse ser uma honra ter sido indicado para representar o Estado angolano nessa importante organização sub-regional do continente africano.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança em mim depositada e afirmo que colocarei o meu humilde saber à disposição da organização para a prossecução das tarefas do pelouro pelo que hei-de responder".

O Embaixador Afonso Evaristo Eduardo substitui no cargo o também angolano Embaixador Gilberto da Piedade Veríssimo, actual Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Antes de assumir estas funções, o novo Secretário Executivo-Adjunto exerceu o cargo de Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais (DAMOOR) e de Director da Direcção Geral do Protocolo do Estado do Ministério das Relações Exteriores, entre outras.

Nascido aos 03 de Agosto de 1953, no Município do Nzeto, Província do Zaire, Afonso Evaristo Eduardo é quadro do Ministério das Relações Exteriores há 41 anos (desde 1979).

Já serviu a diplomacia angolana em países como Zâmbia, Zimbabwe, Nigéria, Gana, Madagáscar, Moçambique e México.

O Embaixador Afonso Evaristo Eduardo “Inguila” é fluente nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Assistiram ao acto formal de apresentação do novo Secretário Executivo Adjunto da CGG, o Director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Miguel Bembe; o Director da Direcção de Cooperação Internacional, Carlos Sardinha Dias; o Director Administrativo da CGG, Benjamim Maye; bem como funcionários seniores do MIREX  e da CGG.

A República de Angola é membro fundador da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), criada em 1999 e que integra Camarões, as Repúblicas Democrática do Congo (RDC), do Congo Brazzaville, República do Gabão, República da Guiné Equatorial, República Federal da Nigéria e República de São Tomé e Príncipe.

Notícias

8 de março de 2021
Momentos do acto comemorativo do 8 de Março, dia Internacional da Mulher.

3 de março de 2021
EXECUTIVO CLARIFICA LINHAS DA REVISÃO CONSTITUCIONAL

A proposta da revisão pontual da Constituição submetida hoje pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à Assembleia Nacional, visa preservar a estabilidade social, corresponder a realidade e aos desafios do desenvolvimento do país.


2 de março de 2021
Angola recebe primeiras vacinas

Angola recebeu hoje 624 mil doses da vacina AstraZeneca - Oxford do Instituto Sérum da Índia, no âmbito da iniciativa Covax, que visa assegurar a distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19, em todo mundo.


2 de março de 2021
INTERVENÇÃO DO PR NA REUNIÃO DO CM

Íntegra da intervenção do Presidente da República de Angola, João Lourenço, feita hoje na abertura da 2ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministro.

 


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências