Terça-feira, 24 de Abril de 2018
menu
11 de abril de 2018

Concurso busca empreiteiro para construção do aeroporto

Manuel Ceita, em declarações ao Jornal de Angola,  avançou que o projecto de construção está a cargo de uma empresa privada, a ser escolhida após a abertura de um concurso público nos próximos dois meses. “O aeroporto vai ser construído numa zona inóspita, que vai gerar um desenvolvimento na região com a construção de moradias e criação de ne-gócios”, disse.  O futuro aeroporto de Mbanza Kongo  está situado na localidade de Nkiende II, a 35 quilómetros de Mbanza Kongo. Com a construção do aeroporto, dois aviões Boeing 737 ou IL-76 podem aterrar na placa sem constrangimentos.

 No projecto concebido para o aeroporto  está prevista a criação de um terminal com capacidade para 600 passageiros. Manuel Ceita informou que a ENANA vai manter encontros com o INAVIC (Instituto Nacional da Aviação Civil), para abordar a construção do novo aeroporto. Em breve, disse, “vamos reabilitar e modernizar 20 aeroportos no país, com vista a garantir maior fluxo de passageiros nacionais e estrangeiros e incentivar o investimento privado”. 

 Em relação às receitas ar-recadadas para Orçamento Geral do Estado (OGE), Ma-nuel Ceita informou que em 2016 a ENANA conseguiu re-ceitas significativas. Quanto aos recursos hu-manos, Manuel Ceita informou que  a empresa conta com profissionais nacionais que garantem o bom funcionamento das operações aeroportuárias. Voos domésticos Manuel Ceita garantiu que a ENANA está a rever a tarifa para os voos domésticos, de modo a beneficiar as populações que precisam de se deslocar  de uma província para outra e melhorar o ambiente de negócios.  

O presidente do Conselho de Administração da ENANA informou que os aeroportos são construídos com algumas especificações técnicas e um avião crítico. “Há aeroportos, como o da Catumbela, que foram reabilitados e modernizados para suportar um avião crítico, como é o caso do Boeing 737/300-ER e este aeroporto pode alternar as necessidades de Luanda”, acentuou. Capacidade técnica Os outros aeroportos modernizados foram também feitos com base no avião crítico Boeing 737/300-ER. Em termos de suporte, disse, a sua capacidade física e as suas pistas são diferentes, porque o avião leva mais passageiros e um depósito de combustível maior. Manuel Ceita reconheceu que o aeroporto de Cabinda vai ter  especificações técnicas parecidas com  as do aeroporto de Luanda e neste momento encontra-se em obras de modernização e apetrechamento.

 

Notícias

20 de abril de 2018
Angola e Togo preparam reunião de Alto Nível

Luanda - As repúblicas de Angola e do Togo vão analisar, com maior profundidade, as relações bilaterais e perspectivar novas áreas de cooperação, durante uma reunião de alto nível a decorrer, ainda este ano, em território por definir.


20 de abril de 2018
Vida do combatente hoje em exposição

A Associação Tchiweka de Documentação (ATD) realiza, hoje, às 9h00, no  Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, uma conferência e  exposição fotográfica sobre a memória do seu patrono, Lúcio Lara  (Tchiweka), que em vida completaria este mês 89 anos.


20 de abril de 2018
1º de Agosto supera Petro

O 1º de Agosto consolidou ontem a liderança do Campeonato Nacional  sénior masculino de Basquetebol, Unitel-Basket, agora com 65 pontos,  depois da vitória sobre o Petro de Luanda, por 89-77, no Pavilhão do  Kilamba, em jogo de acerto à quinta jornada da quarta volta.


11 de abril de 2018
Mirex aposta na captação de investimento externo

O Ministério das Relações Exteriores tem como uma das grandes  prioridades da sua agenda contribuir para a recuperação e o  desenvolvimento da economia nacional, em prol do bem-estar social dos  angolanos.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*