Domingo, 5 de Fevereiro de 2023
menu
20 de dezembro de 2022

CONVERSAS DIPLOMÁTICAS

“CONVERSAS DIPLOMÁTICAS”

 

“Conversas Diplomáticas” foi o mote do encontro na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, onde a Cônsul Geral de Angola no Porto, Dra. Isabel Godinho, partilhou a sua experiência pessoal e profissional no mundo da Diplomacia com os estudantes de Relações Internacionais.

Tratou-se não de uma palestra ou conferência, mas sim de uma conversa aberta, organizada com o objectivo informal de se trocarem ideias sobre aspectos muito práticos da Diplomacia e do trabalho corrente do Diplomata.

Embaixadora de carreira, a Dra. Isabel Godinho, começou por falar sobre a importância da conversa para a tomada de decisão futura dos jovens estudantes quanto à carreira diplomática. De seguida, partilhou a sua experiência de trabalho nos domínios multilateral (SADC, CPL e Nações Unidas), bilateral (Embaixada de Angola em Portugal) e, agora, como Cônsul Geral, abordando os pós e contras do percurso.

Pedro Ponte e Sousa, Docente em Relações Internacionais na Universidade Portucalense e Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, foi o promotor do encontro, que considerou ser fundamental pois “por muitas dinâmicas que se faça nas aulas há uma dimensão prática em Diplomacia, quer na prática diária, quer para a própria escolha da Diplomacia como percurso a seguir, portanto, é importante termos uma avaliação menos hollywoodesca e mais concreta sobre o trabalho corrente do Diplomata, uma vez que a carreira  tem muitos atrativos, mas ao mesmo tempo muitos desafios.”

Os jovens presentes, estudantes dos cursos de Licenciatura em Relações Internacionais e Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia puderem colocar as suas dúvidas mais pessoais, ou seja, aquelas cujas respostas não aparecem nos manuais.

Na oportunidade, a Diplomata ofereceu o livro “Angola no Conselho de Segurança da ONU: experiência e contribuição prática na resolução dos conflitos em África (2003-2004)”, do qual é co-autora.

Notícias

20 de dezembro de 2022
CONVERSAS DIPLOMÁTICAS

“Conversas Diplomáticas” foi o mote do encontro na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, onde a Cônsul Geral de Angola no Porto, Dra. Isabel Godinho, partilhou a sua experiência pessoal e profissional no mundo da Diplomacia com os estudantes de Relações Internacionais.


17 de novembro de 2022
11 DE NOVEMBRO COMEMORADO NO PORTO

No âmbito das celebrações do 47º aniversário do Dia da Independência Nacional, assinalado no passado 11 de Novembro, o Consulado Geral de Angola no Porto desenvolveu um programa que comportou actividades desportivas e culminou num jantar de confraternização.


10 de novembro de 2022
LUANDA SERÁ PALCO DA 10.ª CIMEIRA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA OEACP

De 06 a 10 de Dezembro de 2022, a capital angolana vai albergar a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que decorrerá sob o lema “Três Continentes, Três Oceanos, um Destino Comum: Construamos uma OEACP Resiliente e Sustentável”.


8 de novembro de 2022
Comunicado de Feriado

 

O Consulado Geral da República de Angola no Porto leva ao conhecimento do público em geral que conforme estipulado na alínea k) do artigo 2.º da Lei n.º 11/18 de 28 de Setembro, “Lei que Altera a Lei dos Feriados Nacionais e Locais e Datas de Celebração Nacional”, encontrar-se-á encerrado no dia 11 de Novembro, “Dia da Independência”, por ser feriado em Angola.

Para eventuais urgências os números de piquete são os seguintes: 911 145 731 e 926 542 575. 

CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO PORTO, aos 07 de Novembro de 2022.-

 


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências