Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
menu
6 de dezembro de 2017

Embaixadora Fite encoraja transparência

Nina Maria Fite, recentemente nomeada pelo Presidente Donald Trump para substituir Helen La lime, no cargo desde 2014, foi recebida segunda-feira pelo embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, nas  instalações da missão diplomática em Washington DC.  “As companhias americanas estão a acompanhar as mudanças com muito interesse, uma vez que as mesmas irão melhorar os negócios entre ambos os Estados. É desejo de todos verem a economia angolana a crescer e os EUA estão prontos a ajudar”, frisou.

A diplomata manifestou o seu regozijo em servir o seu país   em Angola, podendo assim contribuir para o incremento das relações já existentes entre os Estados, que considerou  "boas", salientando que era uma oportunidade para dar seguimento e reforçar o trabalho desenvolvido pela sua antecessora. Agostinho Tavares prestou informações sobre os "dossiers" existentes no âmbito do memorando da parceria estratégica que rege a cooperação bilateral entre Angola e os Estados Unidos, enfatizando que a nomeação de Nina Maria Fite acontece num momento em que as relações entre os dois países se encontram num bom caminho  com visíveis progressos.

O diplomata angolano fez um "briefing" sobre os diálogos existentes em vários domínios, com destaque para os sectores da energia, transportes, infra-estruturas, comércio, investimento e direitos humanos.  Agostinho Tavares destacou a realização da Conferência Ministerial sobre Comércio, Segurança e Boa governação, organizada pelo secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson, na qual participou o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto.  “No próximo ano vamos celebrar o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, no dia 19 de Maio e pretendemos, juntamente com a Câmara de Comércio EUA-Angola, e em colaboração com a Embaixada dos EUA em Angola,  elaborar  um programa de celebração condigno”, informou o embaixador Agostinho Tavares.

Nina Maria Fite já trabalhou em Angola como chefe da Secção Político-económica da Embaixada dos Estados Unidos. A diplomata exercia até ao momento a função de cônsul dos Estados Unidos em Montreal, Canadá, desde 2014, tendo já trabalhado em sete missões diplomáticas norte-americanas no estrangeiro, incluindo Portugal. A nova embaixadora dos EUA em Angola  é fluente em português, francês, espanhol e húngaro.Recentemente, a embaixadora americana em fim de missão Helen La Lime felicitou o povo angolano pelo exercício do seu direito democrático ao voto, nas eleições gerais de 23 de Agosto, garantindo que o seu país estava a trabalhar com o Presidente João Lourenço e o novo Parlamento para fortalecer ainda mais a relação bilateral. 

Os Estados Unidos estão ao lado do povo de Angola nos seus esforços para construir instituições fortes, democráticas e inclusivas, que se dediquem a garantir um futuro próspero e pacífico para todos os Angolanos", frisou. Em entrevista ao Jornal de Angola, a diplomata referiu que o novo líder angolano tem estado a dar boas indicações. "Por isso, devemos manter a esperança. Há muitos desafios para tornar as coisas mais funcionais nos domínios económicos, sobretudo na diversificação da economia. A saúde deve ter maior investimento, para combater a falta de medicamentos nos hospitais. Investir na educação é outro desafio, para que se possa ter um país mais estável", salientou.  A embaixadora americana indicou que Angola deve melhorar o seu ambiente de negócios, para se tornar mais competitivo e atractivo.




 

Notícias

25 de julho de 2018
José Patrício inicia funções na Turquia

Ankara - O diplomata José Gonçalves Martins Patrício iniciou nesta terça-feira (dia 24) as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República da Turquia, com a entrega das cartas credenciais ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.


25 de julho de 2018
Angola participa no Festival da Cultura em Moçambique

Angola vai estar representada no décimo  Festival Nacional da  Cultura de Moçambique, que se realiza de amanhã até segunda-feira, na  cidade Lichinga, e nos distritos de Chimbonila, Sanga e Lago, na  província de Niassa, por uma delegação chefiada pela secretária de  Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.


25 de julho de 2018
Angola e Portugal lutam na liderança

A Selecção Nacional de Sub-16 de futebol masculino vai tentar  consolidar a liderança do Grupo A, quando defrontar hoje, às 17h00,  a  similar de Portugal, no Estádio 12 de Julho, na segunda jornada do  torneio dos Jogos da CPLP,  a decorrer até 28 de corrente, em São Tomé e  Príncipe.


25 de julho de 2018
José Patrício inicia funções na Turquia

O diplomata José Patrício entregou ontem ao Presidente Recep  Tayyip Erdogan, as cartas que o acreditam como embaixador de Angola na  Turquia.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*