Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
menu
23 de junho de 2017

Novo livro de Lopito Feijóo no Grémio Literário de Lisboa

Segundo o programa previsto, a cerimónia conta também com uma intervenção e acrescidas considerações do veterano escritor Luandino Vieira que, na condição de editor, mestre e amigo, vai fazer uma breve alusão ao conjunto da obra do autor. “Imprescindível Doutrina Contra” é uma obra poética com cerca de uma centena de páginas editada pela luso-caboverdiana Rosa de Porcelana Editora e com distribuição prevista para os outros espaços falantes de língua portuguesa em África e no mundo.

Em jeito de prefácio, o livro conta com um inédito de José Creveirinha - gentilmente cedido pelos herdeiros do Prémio Camões moçambicano - e está estruturado em três partes a que o autor metaforicamente denomina “instâncias”. Conta ainda com o posfácio “Da Contundência de uma Doutrina” assinado por Helder Simbad, jovem escritor e crítico literário integrante do Centro de Estudos Literários Literágris, com sede em Luanda.

 Na primeira parte da obra, “Contra a sorte e o sofrimento”, o poeta denuncia as assimetrias que se perpetuam nos países africanos, que encontram em governantes e dirigentes políticos o principal obstáculo para o progresso que se exige. Na segunda parte, “Contra a morte e o esquecimento”, Lopito Feijóo dá ênfase ao ponto de vista filosófico e existencial tendo em conta a corrente ideia da morte, em regra geral, associada ao esquecimento.

 Na terceira e última parte ou “instância”- como considera o autor -, “O imprescindível amor sempre”, revela-se na sua multiplicidade. O amor por via do qual o poeta revela a sua capacidade de trazer o erótico sublime sem atravessar a fronteira do pornográfico. Segundo Hélder Simbad no posfácio da obra, os leitores do poeta, nas páginas de “Imprescindível Doutrina Contra”vão encontrar “um Lopito mais jovem, porque actual, actualizado e actuante. Mais preocupado com os últimos (sub)desenvolvimentos e principais fenómenos sociopolíticos ocorridos em África e principalmente em Angola”.

 

Notícias

15 de junho de 2018
Angola e Coreia do Sul acordam elevar cooperação parlamentar

As repúblicas de Angola e da Coreia do Sul acordaram elevar as relações bilaterais, na perspectiva de acompanhar a dinâmica da cooperação ao nível dos governos dos dois países do domínio parlamentar.


15 de junho de 2018
Empresas francesas atraídas pelo investimento em Angola

O interesse dos investidores franceses por Angola aumentou com a recente  deslocação do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, o  que é traduzido com a presença de cerca de 150 empresas das mais  representativas do sector agrícola e industrial num  encontro organizado  em Paris pelo patronato, no qual se esperavam inicialmente 60  participantes.


15 de junho de 2018
A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público em Luanda

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós”, patente ao público desde  quarta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola, na Baixa de Luanda,  inclui actividades paralelas para todas as idades.


5 de junho de 2018
Estrangeiros estão convidados a concorrer nas privatizações

O Executivo está a preparar a privatização total ou parcial de  algumas grandes e médias empresas públicas já seleccionadas, incluindo  do sector petrolífero, das telecomunicações e outros, revelou ontem, em  Bruxelas, o Presidente João Lourenço.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*