Domingo, 17 de Dezembro de 2017
menu
24 de novembro de 2017

Sem fronteiras

Na sua primeira visita de Estado à África do Sul desde que foi investido no  cargo, a 26 de Setembro, o Chefe de Estado chegou ontem a Pretória, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, para decidir com o homólogo sul-africano, Jacob Zuma, acções de cooperação a serem implementadas pelos dois países e colocar as relações económicas ao mesmo nível de excelência existente no domínio político, segundo o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

O Presidente da República faz-se acompanhar de uma delegação que integra, entre outros, o ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, os ministros do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, das Finanças, Archer Mangueira, da Agricultura, Marcos Nhunga, dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino Azevedo, da Energia e Águas, João Baptista Borges, da Cultura, Carolina Cerqueira, e do Ambiente, Paula Coelho. Integra também a delegação do Presidente João Lourenço, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, e os secretários do Presidente da República.

Depois das conversações oficiais, no Palácio Presidencial, os dois Chefes de Estado vão testemunhar a assinatura de vários acordos e memorandos de entendimento. O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, e o dos Assuntos Internos da África do Sul, Ayanda Dlo Dlo, vão rubricar o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários, para logo depois ser a vez dos ministros das Finanças dos dois países, Archer Mangueira e Malusi Gigaba, assinarem o acordo de assistência em matéria aduaneira. Está ainda prevista a assinatura, pelo ministro angolano do Interior e o ministro da Polícia da África do Sul, de um memorando de entendimento sobre cooperação policial.

Ainda hoje, o Presidente da República, João Lourenço, vai ser orador numa palestra sob o tema “Angola: Desenvolvimento e Integração Regional”. Antes, as delegações dos dois países, incluindo os respectivos Chefes de Estado, vão estar presentes na abertura do Fórum de Negócios - Angola e África do Sul. Ao princípio da noite, o Presidente João Lourenço recebe o Vice-Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao que se segue um banquete oficial na residência presidencial, junto do Palácio “Union Buildings”.




 

Notícias

15 de dezembro de 2017
Presidente da República prepara movimentação

O Presidente da República, João Lourenço, faz, em Janeiro do próximo  ano, movimentações de embaixadores em todos os países do mundo em que  Angola tem representação diplomática, anunciou ontem, em Luanda, o  ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.


15 de dezembro de 2017
Angola e Portugal afinam cooperação nos impostos

A directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira de  Portugal disse na terça-feira, no Museu da Moeda, em Luanda, que as  administrações tributárias e aduaneiras devem ser “competitivas, para  atrair o investimento e garantir a arrecadação de receitas.


15 de dezembro de 2017
Militares defrontam equipa zimbabweana

Com a primeira  “mão” prevista para 12 ou 13 de Fevereiro, o 1.º  de Agosto recebe o Platinum do Zimbabwe, no Estádio Nacional 11 de  Novembro, nos 16 avos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de  futebol.


6 de dezembro de 2017
Embaixadora Fite encoraja transparência

O Governo norte-americano está a acompanhar com bastante  interesse as medidas de transparência que estão a ser implementadas pelo  Presidente João Lourenço, que considera serem uma mais valia para a  atracção de um maior investimento do sector privado americano, afirmou  na segunda-feira, em Washington, a nova embaixadora dos Estados Unidos  para Angola.


AngolaConsuladoServiçosComunicadosAudiências
Audiências
x
*
*
*
*
*